De 26 a 30 de maio, Foz do Iguaçu se une à mobilização nacional coordenada pelo Sebrae para fortalecer o empreendedorismo individual com a realização da Semana do MEI. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura, em parceria com o Sebrae/PR e outras instituições, e busca oferecer apoio direto a microempreendedores formais e informais da cidade.
Durante cinco dias, a cidade terá uma programação intensa com palestras, oficinas, mutirões de formalização, consultorias e atendimento especializado, realizados na Central do Empreendedor e em outros pontos estratégicos de Foz. A ação tem como foco principal estimular a formalização de novos negócios, garantir que os atuais MEIs estejam em dia com suas obrigações e oferecer ferramentas para o crescimento sustentável dos pequenos empreendedores.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura, Edinardo Aguiar, a Semana do MEI é uma oportunidade estratégica para movimentar a economia e democratizar o acesso ao conhecimento.
“Fomentar o empreendedorismo é uma das principais estratégias da nossa secretaria para movimentar a economia de Foz do Iguaçu. Quando capacitamos, formalizamos e orientamos os microempreendedores, estamos também gerando emprego, renda e oportunidades reais de transformação social”, destacou o secretário.
A ação faz parte de uma estratégia maior da gestão municipal, que busca integrar políticas públicas ao desenvolvimento econômico inclusivo. “A Semana do MEI traduz o compromisso do poder público com quem mais precisa de apoio para empreender com segurança, legalidade e profissionalismo”, reforça Edinardo.
A diretora de Empreendedorismo da secretaria, Edna Rubio, explica que além de capacitar e orientar, a semana serve para mobilizar a população e facilitar o acesso a serviços essenciais, como a Declaração Anual do MEI, que deve ser entregue até o dia 31 de maio.
“Estamos oferecendo tudo de forma gratuita, com atendimento humanizado e em parceria com instituições sérias. É uma chance de ouro para quem quer sair da informalidade ou melhorar a gestão do seu negócio”, afirmou.
Programação:
26/05 (Segunda-feira)
• 08h00 – Blitz no Terminal Urbano: Divulgação da Semana do MEI com a equipe da Central do Empreendedor.
• 19h00 – Palestra no Colégio Ulisses Guimarães: Empreendedorismo e inovação para estudantes.
27/05 (Terça-feira)
• 08h00 às 15h00 – Atendimento com consultor do Sebrae: Foco na Declaração Anual do MEI.
• Palestra com o projeto MEGA: Incentivo e troca de experiências sobre microempreendedorismo.
28/05 (Quarta-feira)
• 08h00 às 17h00 – Mutirão de Formalização: Apoio técnico para formalizar negócios gratuitamente.
29/05 (Quinta-feira)
• 15h00 às 17h00 – Oficina SEBRAE: Emissão de Nota Fiscal: Capacitação prática para regularização e profissionalização dos MEIs.
30/05 (Sexta-feira)
• 08h00 às 15h00 – Consultoria para Declaração MEI e orientação sobre crédito com Banco do Empreendedor.
• 19h00 – Evento “Mulheres Empreendedoras” no Porto Belo: Encontro voltado ao protagonismo feminino, com histórias inspiradoras e networking.
A Central do Empreendedor está localizada na Rua Padre Montoya, 490 – Centro (anexo ao prédio da ACIFI). Para mais informações, entre em contato pelo telefone (45) 3521-9506 ou WhatsApp (45) 98423-3148.