Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Semana do MEI leva orientação e apoio gratuito aos microempreendedores de Foz do Iguaçu

Município integra mobilização nacional do Sebrae com ações que fortalecem a economia local por meio do empreendedorismo

Por: Redação Fonte: Foz do Iguaçu
23/05/2025 às 15h11
Semana do MEI leva orientação e apoio gratuito aos microempreendedores de Foz do Iguaçu
Assessoria

 

 

De 26 a 30 de maio, Foz do Iguaçu se une à mobilização nacional coordenada pelo Sebrae para fortalecer o empreendedorismo individual com a realização da Semana do MEI. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura, em parceria com o Sebrae/PR e outras instituições, e busca oferecer apoio direto a microempreendedores formais e informais da cidade.

Durante cinco dias, a cidade terá uma programação intensa com palestras, oficinas, mutirões de formalização, consultorias e atendimento especializado, realizados na Central do Empreendedor e em outros pontos estratégicos de Foz. A ação tem como foco principal estimular a formalização de novos negócios, garantir que os atuais MEIs estejam em dia com suas obrigações e oferecer ferramentas para o crescimento sustentável dos pequenos empreendedores.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura, Edinardo Aguiar, a Semana do MEI é uma oportunidade estratégica para movimentar a economia e democratizar o acesso ao conhecimento.

“Fomentar o empreendedorismo é uma das principais estratégias da nossa secretaria para movimentar a economia de Foz do Iguaçu. Quando capacitamos, formalizamos e orientamos os microempreendedores, estamos também gerando emprego, renda e oportunidades reais de transformação social”, destacou o secretário.

A ação faz parte de uma estratégia maior da gestão municipal, que busca integrar políticas públicas ao desenvolvimento econômico inclusivo. “A Semana do MEI traduz o compromisso do poder público com quem mais precisa de apoio para empreender com segurança, legalidade e profissionalismo”, reforça Edinardo.

A diretora de Empreendedorismo da secretaria, Edna Rubio, explica que além de capacitar e orientar, a semana serve para mobilizar a população e facilitar o acesso a serviços essenciais, como a Declaração Anual do MEI, que deve ser entregue até o dia 31 de maio.

“Estamos oferecendo tudo de forma gratuita, com atendimento humanizado e em parceria com instituições sérias. É uma chance de ouro para quem quer sair da informalidade ou melhorar a gestão do seu negócio”, afirmou.
 
Programação:

26/05 (Segunda-feira)

 • 08h00 – Blitz no Terminal Urbano: Divulgação da Semana do MEI com a equipe da Central do Empreendedor.

 • 19h00 – Palestra no Colégio Ulisses Guimarães: Empreendedorismo e inovação para estudantes.

 
27/05 (Terça-feira)

 • 08h00 às 15h00 – Atendimento com consultor do Sebrae: Foco na Declaração Anual do MEI.

 • Palestra com o projeto MEGA: Incentivo e troca de experiências sobre microempreendedorismo.
 

28/05 (Quarta-feira)

 • 08h00 às 17h00 – Mutirão de Formalização: Apoio técnico para formalizar negócios gratuitamente.
 

29/05 (Quinta-feira)

 • 15h00 às 17h00 – Oficina SEBRAE: Emissão de Nota Fiscal: Capacitação prática para regularização e profissionalização dos MEIs.
 

30/05 (Sexta-feira)

 • 08h00 às 15h00 – Consultoria para Declaração MEI e orientação sobre crédito com Banco do Empreendedor.

 • 19h00 – Evento “Mulheres Empreendedoras” no Porto Belo: Encontro voltado ao protagonismo feminino, com histórias inspiradoras e networking.

A Central do Empreendedor está localizada na Rua Padre Montoya, 490 – Centro (anexo ao prédio da ACIFI). Para mais informações, entre em contato pelo telefone (45) 3521-9506 ou WhatsApp (45) 98423-3148.


https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54563

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Arnaldo Neto/AEN
Economia Há 3 horas

Acima da média nacional, comércio paranaense fecha 2025 com alta de 2,8% nas vendas

É o segundo melhor resultado pós-pandemia, atrás apenas de 2024, que terminou com 3,1% de crescimento. O resultado do ano passado também é superior à média nacional no mesmo período, que foi de 1,6%.

BRDE encerra participação no Show Rural com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor Paranaense Foto: Kauã Veronese/BRDE
Economia Há 3 horas

BRDE fecha participação no Show Rural com R$ 434,3 milhões no Banco do Agricultor

No total, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul encerrou a participação na feira em Cascavel com balanço de 3.127 projetos no Banco do Agricultor, criado para acelerar investimentos produtivos com estímulos direcionados para produtores, cooperativas e agroindústrias familiares.

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Detran Há 3 horas

Não há cobrança: Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social

Para evitar prejuízos, o Detran-PR esclarece que não entra em contato direto com a população para buscar candidatos para o programa CNH Social e nem cobra nenhuma espécie de taxa, pois a gratuidade está garantida em todas as fases do processo de obtenção da habilitação.

Foto: Igor Jacinto/Vice Governadoria
Geral Há 3 horas

Show Rural termina com grande participação do Estado e público recorde de 430 mil pessoas

Presente desde o primeiro dia de feira, o governo estadual promoveu uma série de anúncios que vão ajudar a consolidar o Paraná como supermercado do mundo. Entre eles estão investimentos em colégios agrícolas, recursos para crédito rural e novas cultivares.

Antonio Cruz/Agência Brasil
Economia Há 1 dia

Infraero: aeroportos esperam 120 mil passageiros no carnaval

Estão programados 1.020 pousos e decolagens, segundo a empresa

Lenium - Criar site de notícias