O Centro Juvenil de Artes, único equipamento cultural do Estado voltado a crianças de 8 a 17 anos, recebeu uma premiação especial da 53ª Exposição Internacional Infantil de Artes Lídice 2025 (Icefa). A organização do evento promovido pelo Memorial de Lídice da República Tcheca concedeu uma medalha para a instituição em função do destaque das obras de seis jovens que criaram desenhos baseados na reflexão “Atualmente podemos brincar ou jogar sem o uso do celular?”.
Além dos desenhos, duas alunas do CJAP obtiveram menção honrosa em função de uma produção audiovisual. A exposição acontecerá de 29 de maio de 2025 a 1º de fevereiro de 2026, na Galeria Lidice, República Tcheca.
Em 2025, o tema do evento levou crianças e adolescentes do mundo a refletirem sobre as diversas formas lúdicas de brincar e jogar sem depender da tecnologia. Nas regras de participação, o enfoque foi “um convite para explorarmos a criatividade e aprendermos com diferentes culturas”.
Dentre as mais de 12 mil obras participantes desta edição, o CJAP inscreveu 36 desenhos e uma produção audiovisual, que foram enviados no final de 2024. Em maio deste ano o resultado foi anunciado: seis desenhos em destaque e uma menção honrosa. Os alunos receberão certificados pelos trabalhos produzidos.
“Parabenizo os jovens talentos que compartilharam suas visões sobre o brincar. Que essa premiação inspire cada vez mais criatividade e conexão”, disse a coordenadora Adriana Dalazen Cichocki em nome da equipe do CJAP.
Das obras enviadas pelo CJAP, 32 desenhos são de participantes de Curitiba e seis de outras cidades do Paraná (Sarandi, Rebouças, Bossa Nova e Pitanga). Essas participações são resultados da parceria entre a instituição e professores de outros municípios paranaenses que orientaram seus alunos, inscritos no Concurso Paranaense de Desenho, promovido pelo CJAP.
O diretor do CJAP, Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto (Vidal), destaca o esforço da equipe envolvida no processo da exposição. “Agradecemos às professoras Liane Barreto e Denise Wendt, que orientaram seus alunos e alunas durante a criação dos desenhos. Agradecemos às professoras Adriana Dalazen Cichocki e Jaqueline Bellani por organizarem a participação dos alunos do CJAP na exposição e à equipe da Embaixada da República Tcheca, pela promoção da cultura e ampliação das experiências artísticas dos jovens”, afirma.
EVENTO – A Exposição Internacional Infantil de Belas Artes de Lídice (Icefa Lidice) foi criada em 1967 para homenagear as crianças vítimas de guerras, incluindo as que foram assassinadas na cidade de origem da exposição pelos nazistas alemães. Tornou-se internacional em 1973 e, nos últimos anos, mais de 25 mil obras de arte foram apresentadas por crianças de mais de 80 países. Entre eles estão República Tcheca, China, Índia, Filipinas, Brasil, Zimbábue, e muitos outros.
Em 2018, o evento recebeu o prêmio Gratias Agit (anteriormente Jan Masaryk Gratias Agit) do ministro dos Negócios Estrangeiros da República Tcheca por divulgar o nome do país pelo mundo.
“Em mais um ano participando da exposição, o CJAP se reafirma como espaço que incentiva os alunos a explorarem o processo de forma profunda, oferecendo técnicas inovadoras. Parabenizo a equipe do Centro Juvenil de Artes pela harmonia presente ao abrir as portas desta instituição para o mundo”, disse Maria Luiza Malina, coordenadora do concurso para exposição no Brasil.
Confira a lista dos jovens do CJAP que compõem a coleção responsável pela medalha à instituição na 53ª Exposição Internacional Infantil de Artes Lídice 2025 (Icefa):
Amanda Messias – 11 anos (Pitanga)
Elisa Ribeiro Cabreira – 13 anos
Haya Matouk – 14 anos
Iann Farias de Mello – 16 anos
Isabela Maria Natal Sanders Batista – 8 anos
Sophia Pereira Reque – 14 anos
Menção Honrosa – Produção audiovisual – Time plays with children (“O tempo brinca com as crianças”)
Alana Leone de Almeida – 15 anos
Juliana Ribeiro Dos Santos Ferraz - 15 anos