Interessados podem submeter propostas de 26 de maio a 23 de junho
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou nesta segunda-feira (26) um edital para selecionar eventos e iniciativas a serem realizados na AgriZone - Casa da Agricultura Sustentável, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), de 10 a 21 de novembro.
A AgriZone será um espaço inclusivo para a promoção de diálogos e o compartilhamento de experiências entre todas as partes envolvidas na implementação das ações necessárias para a promoção de uma agricultura sustentável e da segurança alimentar, diante dos desafios impostos pela mudança do clima. O espaço está situado na área da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA).
Todas as organizações relacionadas, direta ou indiretamente, aos temas agricultura, segurança alimentar e mudança do clima podem submeter propostas. Não há taxa para organizar um evento ou iniciativa no espaço dentro da AgriZone.
>> Leia aqui o edital com as orientações para submissão de propostas de eventos e iniciativas para a AgriZone
O período de submissão começa nesta segunda-feira (26) e termina em 23 de junho. O resultado com as propostas selecionadas deve ser divulgado em 14 de julho. As propostas deverão ser submetidas por meio de formulário específico. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail eventos.agrizone@embrapa.br.
A análise e aprovação das propostas, bem como a organização do programa da AgriZone, serão realizadas por um comitê estabelecido pela Embrapa.
A diretora-executiva de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, explica que o objetivo da programação é promover espaço para que redes de cooperação técnico-cientifica e sociotécnicas, nacionais e internacionais, possam promover intercâmbio de experiências, debater conhecimentos, soluções e práticas sobre tópicos relacionados sistemas agroalimentares e mudanças climáticas, conectando os diversos atores e setores envolvidos.
As propostas devem estar relacionadas com um dos temas/tópicos apresentados no quadro temático da AgriZone. A estrutura temática foi estabelecida com base nas discussões e documentos das últimas COPs, em alinhamento com o tema central estabelecido para a AgriZone, “Agricultura Sustentável”, resultando em 71 tópicos distribuídos em uma matriz composta por 9 temas (6 temas principais e 3 transversais):
A AgriZone faz parte da Jornada pelo Clima, uma iniciativa da Embrapa para, em conjunto com governo e parceiros, ampliar o conhecimento da sociedade a respeito da questão climática e promover tecnologias, pesquisas e conhecimentos gerados pela ciência brasileira que contribuem para adaptar a agropecuária e mitigar e controlar emissões de gases de efeito estufa (GEEs), fomentando competitividade e garantindo segurança alimentar e nutricional.
Além da AgriZone, a Jornada inclui ações como os "Espaços do Clima", em feiras e exposições agropecuárias, os "Diálogos pelo Clima", com eventos em todos os biomas brasileiros, e também iniciativas das Unidades Descentralizadas da Embrapa, em todo o Brasil.
Assessoria de Comunicação (Ascom)
Contatos para a imprensa
imprensa@embrapa.br