Domingo, 20 de Abril de 2025
20°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Com parceria do Estado, concurso já está com inscrições abertas

Programa do Sistema Federação da Agricultura do Paraná envolve anualmente 800 mil alunos e 50 mil professores das redes pública e particular de ensino. Neste ano o tema é “Ações que Transformam o Mundo”.

Por: Redação Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
20/04/2023 às 09h00
Com parceria do Estado, concurso já está com inscrições abertas
Com parceria do Estado, Concurso Agrinho 2023 já está com inscrições abertas (Foto: Lucas Fermin/SEED)

A edição 2023 do Concurso Agrinho já está com inscrições abertas. O tradicional concurso desenvolvido pelo Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), com parceria do Estado, acontece ao longo do ano, com a participação de cerca de 800 mil alunos das redes de ensino pública e privada.

Os estudantes vão apresentar trabalhos sobre o tema deste ano, que é “Ações que Transformam o Mundo”, envolvendo assuntos ligados ao ESG (sigla em inglês para designar sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa).

Além dos estudantes, os professores também podem concorrer com propostas pedagógicas baseadas nas suas vivências em sala de aula e atividades disciplinares que tenham impacto na comunidade. Anualmente, cerca de 50 mil docentes, de praticamente todos os municípios do Estado, participam concurso.

Criado em 1996, atualmente o Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema Faep e conta com a parceria do Governo do Estado, por meio das secretarias de Educação; Agricultura e do Abastecimento; Justiça e Cidadania; e Desenvolvimento Sustentável, além da Copel, Sanepar e BRDE. O regulamento completo e as inscrições para a edição deste ano estão disponíveis AQUI.

Em 14 categorias, os vencedores serão premiados com smartphones, tablets, chromebooks, projetores multimídia e automóveis.

Para o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette, a notoriedade do concurso está no caráter inovador das propostas apresentadas ano a ano. “Ao longo destes anos colecionamos milhares de histórias, afinal, formamos várias gerações de cidadãos conscientes. O maior entusiasmo é perceber que o programa evoluiu com o tempo e segue inovando. O próprio tema escolhido nesta edição traz essa mensagem, de que precisamos estar sempre na vanguarda”, resume.

O evento de premiação do concurso do Programa Agrinho está marcado para o dia 30 de outubro. Os estudantes vencedores e os respectivos professores serão convidados a participar da cerimônia. Porém, parte dos vencedores será conhecida no dia 29 de setembro. Conforme o cronograma de cada categoria, as informações serão postadas no site do Sistema Faep/Senar-PR.

Colégios Agrícolas

Os Colégios Agrícolas ganharam uma categoria para concorrer no Concurso Agrinho 2023: “Relatório de Pesquisa – Rede Pública de Ensino”, com o tema “Agrinho Boas Práticas Agrícolas”. As ações devem ser vinculadas a práticas sustentáveis de produção de olerícolas, melhora de parâmetros agronômicos e recomposição e melhoria de solos. Essa divisão é voltada a estudantes de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Profissionalizante Técnico Agrícola/Agropecuário da rede pública do Paraná.

Robótica

Esta categoria visa dar espaço para propostas inovadoras relacionadas à Robótica, com a participação de professores e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio matriculados em instituições da rede pública. O concurso tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos aplicados à construção de protótipos com componentes eletrônicos, por meio de materiais alternativos encontrados no dia a dia dos estudantes.

As instituições de ensino estaduais do Paraná interessadas em participar devem orientar os professores responsáveis pelas aulas/iniciativas de Robótica para a elaboração de projetos com os estudantes, no período de 24 de abril a 16 de junho. Na primeira etapa, o colégio indicará um projeto por subcategoria, para a etapa regional, na qual as instituições de ensino deverão submeter os projetos ao Núcleo Regional de Educação (NRE) responsável, via formulário de inscrição, no período de 24 a 28 de julho.

Na etapa estadual caberá ao NRE submeter ao Senar-PR quatro projetos por núcleo, no período. Destes, um de cada subcategoria será selecionado, por núcleo. Ao todo serão 64 projetos premiados.

Redação Paraná

Nesta edição, as inscrições na categoria Redação Paraná começam em 4 de maio e seguem até 16 de junho de 2023, via plataforma Redação Paraná, da Secretaria estadual da Educação. Neste ano, os textos avaliados serão do gênero “Conto”, para os estudantes de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental; “Artigo de Opinião” para os alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; e “Dissertativo Argumentativo” para aqueles da 1ª, 2ª e 3ª/4ª séries do Ensino Médio. O concurso é divido em três etapas, até a premiação.

Na primeira será realizada uma avaliação do professor, via plataforma, indicando as melhores redações da sua turma. Devem ser apresentadas, no mínimo, duas redações Nota 10, sinalizadas com a Hastag #AGRINHO2023.

Na segunda etapa, caberá ao núcleo selecionar quatro redações, por série, que passarão para a terceira etapa de nível estadual, na qual as duas melhores redações classificadas em cada série serão premiadas. Para os estudantes que alcançarem nota 10 serão atribuídas menções honrosas. Já para os embaixadores (alunos de destaque) com maior engajamento geral no concurso, também serão destinadas premiações.

Programação

Outra categoria do Concurso Agrinho 2023 envolve a área de programação, também com o tema: “Ações que transformam o mundo”. O intuito de é valorizar o ensino de tecnologia nas escolas. A iniciativa tem três subcategorias: Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Trilha de Programação I. As premiações serão chromebooks e smartphones, com os vencedores conhecidos no dia 29 de setembro.

Os estudantes começam a desenvolver os projetos nas escolas em abril e precisam efetivar a inscrição no concurso até dia 26 de junho. A categoria Programação é dividida em três subcategorias:

Ensino Fundamental - Anos Finais

Direcionada para os estudantes do 6° ao 9° ano das escolas em Tempo Integral e estudantes do 8º e 9º ano das Escolas Regulares, matriculados na unidade curricular de Pensamento Computacional, e estudantes matriculados no Programa de Ampliação de Jornada - Programa Edutech (Games e Programação)

Ensino Médio

Direcionada para os estudantes da 1ª série matriculados na unidade curricular de Pensamento Computacional.

Trilha de Programação I (Matemática II) - Ensino Médio

Para os estudantes da 2ª série. Na primeira etapa, será realizada uma avaliação do professor regente das turmas da instituição de ensino que irá liderar o concurso. As inscrições devem ser encaminhadas ao NRE através do formulário constante no regulamento até 5 de julho.

Na segunda etapa caberá ao núcleo avaliar e selecionar os projetos de acordo com cada subcategoria. Os mesmos passarão para a terceira etapa de nível estadual onde serão premiados estudantes, professores e embaixadores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados à alimentação escolar da rede estadual de ensino são orgânicos Foto: Lucas Fermin/SEED
Economia Há 8 horas

1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos

Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.

Escola Mais Bonita: unidades indígenas estaduais receberam mais de R$ 3 milhões neste ano Foto: Fundepar
Educação Há 8 horas

Escola Mais Bonita: unidades indígenas estaduais receberam mais de R$ 3 milhões neste ano

Desenvolvido pela Seed-PR, o Escola Mais Bonita atende às demandas de escolas estaduais do Paraná por serviços e reformas emergenciais, assim como para adequação de ambientes físicos à legislação vigente. A iniciativa também contempla instituições que necessitam de pequenos reparos ou manutenções.

24 cursos das universidades estaduais do Paraná têm a melhor classificação do Brasil no Enade Foto: Aline Jasper/UEPG
Educação Há 3 dias

24 cursos das universidades estaduais do Paraná têm a melhor classificação do Brasil

O conceito 5, que indica excelência acadêmica, foi obtido por cursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Conhece alguém que quer aprender a ler e escrever? Inscrições para o Alfabetiza Paraná encerram em 15 de maio Foto: Lucas Fermin/SEED-PR
Educação Há 4 dias

Aulas gratuitas nas escolas estaduais: inscrições para o Alfabetiza Paraná vão até 15 de maio

Para se inscrever, é preciso ter 15 anos ou mais e não ter sido alfabetizado na idade apropriada. As aulas são presenciais e gratuitas, com dois encontros semanais. A carga horária total é de 300 horas e os estudantes recebem alimentação, caderno de atividades e kit de material escolar.

UEM e Unioeste têm nota máxima e Paraná confirma 3° melhor ensino superior do Brasil Foto: Jéssica Natal/UEPG
Educação Há 4 dias

UEM e Unioeste têm nota máxima e Paraná confirma 3° melhor ensino superior do Brasil

Os resultados posicionam o Paraná atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais e à frente do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Ao todo, são 48 instituições paranaenses classificadas nas faixas 4 e 5 do Índice Geral de Cursos (IGC), que indica os níveis mais altos de excelência acadêmica no país.

Marechal Cândido Rondon, PR
26°
Tempo nublado
Mín. 20° Máx. 28°
27° Sensação
1.63 km/h Vento
64% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h52 Nascer do sol
06h52 Pôr do sol
Segunda
25° 18°
Terça
26° 18°
Quarta
27° 18°
Quinta
22° 18°
Sexta
22° 18°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,80 -0,10%
Euro
R$ 6,62 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 523,280,02 +0,69%
Ibovespa
129,650,03 pts 1.04%
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias