A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Vigilância Socioassistencial, lança nesta semana a segunda edição do Observatório da Vigilância, com o título: “Panorama e Análise dos Dados da Pessoa Idosa em Foz do Iguaçu: Retrato dos Serviços Ofertados e Desafios para a Efetivação dos Direitos”.
O estudo visa oferecer uma análise detalhada sobre a população idosa do município, destacando o acesso e a eficácia dos serviços de assistência social, saúde e proteção social. Com o envelhecimento crescente da população, a pesquisa enfatiza a necessidade de políticas públicas eficazes para garantir os direitos e melhorar a qualidade de vida dos idosos.
A pesquisa também fornece informações essenciais para subsidiar a elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, além de fornecer dados atualizados sobre a projeção de crescimento da população idosa em Foz do Iguaçu. Estima-se que até 2040, cerca de 23,4% da população será composta por idosos.
É importante destacar que o mês de junho é marcado pela campanha "Junho Violeta", uma iniciativa de conscientização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa. Durante todo o mês, são realizadas ações de sensibilização para alertar a sociedade sobre os direitos da pessoa idosa e a necessidade de prevenção da violência em todas as suas formas.
Confira a segunda edição do Observatório de Vigilância pelo link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/pdf-5060&publicacao.
Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54700