O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Comunicação, está abrindo espaço para produtores independentes de materiais audiovisuais terem suas obras veiculadas na programação da TV Paraná Turismo. Um edital com as regras para o chamamento público, que tem validade de um ano – podendo ser prorrogado pelo mesmo período –, foi publicado nesta segunda-feira (30). Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas que tenham material já finalizado ou com produção em andamento, desde que os conteúdos abordem temas relacionados ao Estado do Paraná.
“O objetivo é ampliar a diversidade da programação, valorizar a produção cultural e regional do Paraná e fortalecer o papel da emissora como vitrine da identidade paranaense, promovendo conteúdos que dialoguem com temas como turismo, cultura, meio ambiente, cidadania e desenvolvimento local”, explicou a diretora da TV Paraná Turismo, Giselle Lima.
“O edital oferece aos produtores independentes a possibilidade de veiculação gratuita de seus conteúdos em uma emissora pública com alcance nacional, o que aumenta significativamente sua visibilidade, credibilidade e potencial de valorização profissional”, avaliou. “Além disso, é uma chance de contribuir com uma comunicação mais plural e democrática, apresentando narrativas diversas que muitas vezes não têm espaço nas mídias comerciais”.
As inscrições estarão disponíveis por um ano, a partir desta terça-feira (1º), das 9h às 11h e das 14h às 17h. A cada três meses, os produtos serão analisados, julgados e classificados por uma Comissão de Análise e Seleção de Produções Audiovisuais. O aval para inclusão na grade de programação ainda vai depender da avaliação do Conselho de Programação de Rádio e TV.
As obras audiovisuais podem ser enquadradas em seis categorias distintas, sempre tendo o Paraná como foco: Arte e Cultura; Aventura, Meio Ambiente; Agroturismo; Turismo e Gastronomia; Esporte; Ciência e Tecnologia, Educação; e Animações/Desenhos voltados ao público infantil. Além disso, o material pode preencher três períodos de horário na grade de programação: 15 minutos, 30 minutos ou uma hora. O conteúdo pode ser dividido em um a três blocos, de acordo com as orientações definidas no edital para cada duração.
Para serem aprovados os vídeos serão avaliados pelos seguintes critérios: adequação ao perfil editorial da TV Paraná Turismo (com ênfase em cultura, turismo, sustentabilidade e temas de interesse público); qualidade técnica e artística da produção; originalidade do conteúdo; relevância social e cultural; e potencial de engajamento com o público paranaense. O edital não prevê qualquer pagamento aos produtores ou participantes pela exibição dos materiais inscritos.
A programação da TV Paraná Turismo pode ser acompanhada no Canal 9.1 UHF (TV aberta em Curitiba e Região Metropolitana) e no Canal 509 da Claro/NET. Com a instalação de novos transmissores, o sinal da emissora está sendo ampliado para outras regiões do Estado. Em âmbito nacional, a TV pode ser sintonizada pelo canal 236 da Banda Ku, Canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 do satélite Star One D2, além de outras operadoras de TV por assinatura.
Os programas da TV Paraná Turismo também estão presentes no canal da emissora no YouTube.
As inscrições podem ser feitas no endereço da emissora, em Curitiba: Rua Júlio Perneta, 695 - Canal da Música - Bairro Mercês.
Confira o edital AQUI.