Foi realizada na noite de terça-feira (1º), no auditório da prefeitura de Marechal
Cândido Rondon, uma reunião para definir os valores máximos e orientar os
interessados em explorar a atividade de estacionamento privado no entorno do
parque de exposições durante a Expo Rondon 2025.
Estiveram presentes o presidente da CCO e secretário de Gestão de Governo, Gilmar
Dattein; os secretários de Finanças, Carmelo Daronch, e de Mobilidade, Marcos
Carlton; o presidente da PROEM (Fundação Promotora de Eventos), Junior Paulinho
Nisczack; além de demais servidores municipais.
Na ocasião, ficou estabelecido que o valor máximo a ser cobrado será de R$ 40 para
carros e R$ 50 para caminhonetes, de quarta-feira (23) a sábado (26). No domingo
(27), os valores sobem para R$ 50 para carros e R$ 60 para caminhonetes. Para motos,
a tarifa será fixa de R$ 20 em todos os dias do evento.
Além da definição dos preços, também foram repassadas orientações quanto à
necessidade de solicitação de alvará para funcionamento dos estacionamentos. Os
interessados devem protocolar o pedido utilizando requerimento padrão. Em caso de
imóveis locados, é obrigatório anexar o contrato de locação.
Quem protocolar o pedido até o dia 23 de julho terá direito a desconto de 85% na taxa
de alvará, conforme previsto em lei. O valor da taxa é calculado com base no tamanho
da área a ser utilizada e na estimativa de receita.
Durante os dias do evento, a fiscalização será realizada pelo setor de postura do
município. Estabelecimentos sem a devida licença deverão regularizar a situação no
momento, porém, sem direito ao desconto.
Por fim, foi reforçada a necessidade de que a sinalização dos estacionamentos seja
feita com cones, faixas e coletes refletivos, garantindo a segurança dos pedestres e
motoristas. Não será permitida qualquer sinalização nas vias públicas.