A Carreta da Inovação inicia nesta terça-feira (8) atividades nos municípios de Centenário do Sul e Primeiro de Maio, na região Norte do Estado. O projeto oferece programação gratuita e aberta ao público, com foco em inovação, tecnologia, ciência, lazer e empreendedorismo.
Em Centenário do Sul, a Carreta da Inovação fica estacionada na Praça Padre Aurélio Basso. Já no município de Primeiro de Maio, as atividades acontecem na Praça da Igreja Matriz, em frente a Escola Cecília Meireles. Os atendimentos acontecem das 9h às 12h e das 14h às 18h, de terça a sexta-feira.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Unicentro.
Entre as atrações estão demonstrações de impressora 3D, experiências com óculos de realidade virtual, palestras, cursos e workshops sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo.
O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, explica que o projeto tem como objetivo tornar a inovação e tecnologia mais democrática e acessível. “É uma oportunidade de ampliar o acesso e disseminar a cultura de inovação para os municípios de menor porte, além de incentivar a criatividade e o interesse em crianças e jovens pela área.”
Desde janeiro, a Carreta da Inovação já visitou 41 municípios. Com dois caminhões equipados com sala de aula, computadores, internet via satélite e estrutura multimídia, o projeto continuará percorrendo o Estado em 2025, oferecendo cursos de robótica, inteligência artificial e transformação digital, além de experiências práticas com equipamentos de tecnologia.
Para acompanhar a programação completa e os próximos destinos da Carreta da Inovação os interessados podem consultar o perfil da SEIA no Instagram.