A VI Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná será nos dias 15, 16 e 17 de julho, no Hotel Golden Park, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, o evento reunirá lideranças de diversos setores, gestores públicos, movimentos sociais e representantes da sociedade civil para debater ações e políticas públicas de enfrentamento ao racismo no Estado.
O encontro é organizado pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), por meio do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir) e a Diretoria de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais. A conferência integra um processo participativo que começou com as 39 conferências municipais e lives formativas promovidas ao longo dos últimos meses.
Segundo a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, essas etapas locais foram essenciais para levantar diagnósticos, propor soluções e eleger os 209 delegados e delegadas, além dos conselheiros do Consepir, que participarão da etapa estadual ao lado de observadores, convidados e autoridades. Ao todo, 20% das vagas da conferência estão reservadas para observadoras e observadores, que poderão acompanhar os debates e contribuir com a escuta qualificada.
A secretária também reforça que o processo conferencial fortalece a democracia e amplia os espaços de participação social. “As conferências possibilitam o diálogo entre governo e sociedade, promovendo escuta ativa e construção coletiva de políticas públicas mais justas, efetivas e representativas”, afirma.
Com ampla programação e participação diversa, a VI Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial representa um importante espaço de construção coletiva no enfrentamento ao racismo e na promoção da equidade no Paraná. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas AQUI.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA – No primeiro dia, a programação tem início às 15h com o credenciamento e recepção dos participantes. Às 16h30 será servido um coffee break, seguido de apresentação cultural de Maracatu, às 17h15. A cerimônia de abertura está marcada para as 18h, com a presença da secretária Leandre Dal Ponte. Na sequência, às 19h, acontece a Palestra Magna com o Grupo Griô Educacional – que atua com educação voltada à inclusão. O encerramento está previsto para as 20h, seguido de jantar das 20h às 21h.
No dia 16, as atividades começam com apresentação cultural do grupo Tambores de Juremá. Em seguida, ocorre a leitura do regimento interno e a apresentação das equipes dos eixos temáticos. Durante a tarde, serão realizadas as discussões, sistematizações e votações das propostas dos três eixos: Reparação, Democracia e Justiça Racial. O dia termina com apresentação cultural da Escola de Capoeira Camboatá e jantar.
Já no terceiro e último dia, as atividades incluem a aprovação das propostas deliberadas, eleição dos delegados para a conferência nacional, que ocorrerá entre dia 15 a 19 de setembro, em Brasília.