O Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das Cataratas do Iguaçu, tem dois novos atrativos disponíveis para os visitantes: o Circuito São João e o Céu das Cataratas. A ideia é promover novas experiências para prolongar a vivência dentro da terra das cataratas. Apenas no primeiro semestre deste ano 946.420 turistas visitaram o espaço, 10,91% a mais que na metade do ano anterior, quando foram 853.340 visitas.
O Circuito São João contempla uma trilha imersa na Mata Atlântica, disponibilizando aos visitantes locais específicos para banho de rio e cachoeira, além de conhecer pontos histórico-culturais que contam a história do Parque Nacional do Iguaçu. Futuramente, um dos destaques do circuito será a antiga Usina São João, que está em processo de revitalização e estará reaberta à visitação ainda em 2025.
Com 1,9 quilômetro de extensão e acesso incluso no ingresso convencional, o circuito convida os visitantes a uma imersão na natureza, para além das Cataratas do Iguaçu. A trilha inicia a aproximadamente 200 metros da Escola Parque, em entrada paralela à ciclovia, sentido Centro de Visitantes. Para acessar o circuito, os visitantes podem desembarcar na primeira parada de ônibus. Seguindo o caminho traçado e sinalizado, a trilha passa por riachos, paredões rochosos, corredeiras e cachoeira, até chegar próximo à sede do ICMBio, que administra o parque.
Além do trajeto imerso na Mata Atlântica, existem três pontos próprios para banho no Circuito São João, os quais são identificados com sinalização indicativa. São duas corredeiras e uma cachoeira identificadas por placas e infraestrutura adequada. Para segurança dos visitantes, o acesso para as áreas de banho depende do volume de água do Rio São João, ou seja, pode ser interditado temporariamente caso o volume das águas esteja alto.
O Circuito São João apresenta aos visitantes o complexo hidrelétrico da antiga Usina de Energia São João, a primeira hidrelétrica de Foz do Iguaçu. No percurso, está a estrutura que serviu para a geração de eletricidade e possibilitou a criação e funcionamento do Parque Nacional do Iguaçu, além de ruínas das edificações que foram utilizadas para a construção da Vila São João.
A infraestrutura provisória da Usina São João, que o público poderá conhecer durante o circuito, funcionou de 1939 até 1943. No decorrer do trajeto será possível avistar a barragem para o reservatório de água, tubulação, canal de direcionamento da água, casa de força, tomada d’água e vertedouro. A usina “definitiva” está passando por reformas e, futuramente, será aberta à visitação.
A estrutura apresentada aos visitantes no Circuito São João foi fundamental para a criação do Parque Nacional do Iguaçu a partir de 1939. Por meio dela foi gerada energia aos equipamentos que viabilizavam a matéria-prima para os primeiros prédios públicos do parque, como a portaria e a casa da guarda. A área próxima da usina era um canteiro de obras e uma vila, que chegou a ter cerca de 200 moradores, em aproximadamente 20 casas funcionais e dois alojamentos para trabalhadores que construíram a infraestrutura do parque na época.
De esforço moderado, o novo atrativo está aberto todos os dias, de acordo com o horário do funcionamento do Parque Nacional do Iguaçu e com acesso incluso no ingresso de entrada. O último horário recomendado para trilha é as 15h30, sendo que o tempo estimado para conclusão do percurso é de cerca de 80 minutos. Orienta-se caminhar apenas pelo trajeto demarcado e banhar-se somente nos locais predefinidos. Veja AQUI o mapa do circuito.
CÉU DAS CATARATAS – A proposta do Céu das Cataratas, disponível a partir do dia 12 de julho (próximo sábado), convida os visitantes a viverem uma jornada sensorial sob a luz das estrelas. Realizada exclusivamente aos sábados, para grupos reduzidos de até 20 pessoas, a experiência é singular. Com início ao anoitecer, o visitante é conduzido a um mirante especial, com vista privilegiada para as Cataratas do Iguaçu. Lá, espreguiçadeiras, mantas e almofadas proporcionam conforto para a imaginação.
Sem a interferência de luzes artificiais, o ambiente preservado do parque proporciona uma visualização privilegiada de corpos celestes. As sessões tem um número limitado de participantes, e por esse motivo, é necessário realizar a compra antecipada através do site https://bit.ly/CeudasCataratas. O embarque para o passeio é exclusivo pelo Centro de Visitantes do parque, realizado às 18h30. O retorno acontece às 20h30, em frente ao Hotel das Cataratas.
Moradores de Foz do Iguaçu e municípios vizinhos do parque possuem tarifa reduzida, garantindo desconto de 20% no valor, mediante comprovação da residência. Moradores devem realizar a reserva no seguinte link: https://bit.ly/CeudasCataratas-PasseComunidade.