
Nesta sexta-feira (31), Foz do Iguaçu recebeu o Prêmio Estadual de Microcrédito, uma iniciativa da Fomento Paraná em parceria com o SEBRAE/PR, destinada a reconhecer os municípios que se destacam no uso do microcrédito como ferramenta de desenvolvimento econômico e social.
A premiação contemplou municípios conforme faixas populacionais: até 5 mil habitantes, até 10 mil habitantes, até 20 mil habitantes, até 50 mil habitantes, até 100 mil habitantes, até 200 mil habitantes e acima de 200 mil habitantes.
A Terra das Cataratas conquistou o primeiro lugar na classificação geral entre os municípios com mais de 200 mil habitantes. Além disso, Foz do Iguaçu foi selecionada para participar como agente de crédito na Caravana Empresarial, que será realizada em dezembro, em São Paulo. Para completar, o município também foi homenageado com a seleção de um cliente empreendedor iguaçuense, personagem da 5ª edição do Livro de Microcrédito do SEBRAE/PR e da Fomento Paraná — publicação que já havia destacado, em edições anteriores, três outras empresas locais.
“Temos muito para comemorar. Esse prêmio é a comprovação de que estamos em pleno desenvolvimento. Alavancamos muitos empreendimentos que crescem a cada dia, gerando emprego e distribuindo renda em todo o município”, destacou o prefeito General Joaquim Silva e Luna.
A premiação ocorreu durante o 10º Encontro Estadual de Agentes de Crédito da Fomento Paraná. O evento integra a estratégia de capacitação continuada da rede de agentes e tem como objetivo fortalecer o trabalho desses profissionais, promovendo o acesso consciente ao crédito e impulsionando os pequenos negócios.
O encontro reuniu cerca de 300 agentes que atuam nas Salas do Empreendedor, Agências do Trabalhador e outras estruturas municipais. Também participaram do evento o prefeito general Joaquim Silva e Luna, o vice-prefeito Ricardo Nascimento, o diretor-presidente da Fomento Paraná, Claudio Stabile, o diretor-superintendente do SEBRAE/PR, Vitor Tioqueta, entre outras autoridades.
“Esse prêmio mostra que, quando uma gestão pública demonstra interesse em apoiar ações como as do Banco do Empreendedor, quem ganha são os empreendedores da cidade. Foz do Iguaçu, campeã entre os municípios paranaenses com mais de 200 mil habitantes, tem a certeza de que está no caminho certo”, comemorou Volnei Lampert, coordenador do Banco do Empreendedor.
No ano passado, o município também foi destaque no Prêmio Estadual de Microcrédito, posição que reflete tanto a robustez da operação quanto a qualidade da gestão da carteira e do atendimento aos pequenos negócios. Somente neste ano, foram analisados cerca de 747 pedidos, que movimentaram R$ 22.471.171 milhões em crédito voltado a micro e pequenas empresas do município.
Até o momento, 392 propostas foram aprovadas, totalizando R$ 7.676.391 milhões em recursos. Esses números demonstram a capacidade de atender à demanda local, ampliar a produtividade dos pequenos empreendimentos e movimentar a economia municipal por meio da inclusão financeira.
______________
Encontro Estadual de Agentes de Crédito da Fomento Paraná
O encontro faz parte da estratégia de capacitação continuada da rede de agentes e tem como propósito fortalecer a formação e integração dos profissionais, promovendo o acesso consciente ao crédito e impulsionando os pequenos negócios.
Nesta edição, o evento reuniu 350 agentes que atuam nas Salas do Empreendedor, Agências do Trabalhador e outras estruturas municipais. Atualmente, a rede de agentes é a maior da história da instituição, com 400 profissionais capacitados em mais de 330 municípios.