O I Concurso Regional Jornal Ambiental Linha Ecológica chegou à fase final, com a escolha dos vídeos a serem premiados. A Comissão Organizadora do concurso enaltece a repercussão regional da iniciativa. Os vídeos participantes alcançaram mais de 1 milhão de visualizações nas redes sociais.
Na etapa regional os participantes concorriam em duas categorias, popular e técnica. No entanto, uma situação obrigou uma alteração na premiação da categoria popular, que contemplava o número de curtidas e compartilhamentos dos vídeos. Após análise por intermédio de ferramentas de monitoramento online e acompanhamento analítico dos vídeos compartilhados no Instagram, a Comissão Organizadora constatou que há indícios de compra de curtidas e compartilhamentos de diversos vídeos, o que influenciou, de maneira ilegítima, no processo de escolha na categoria popular. “Reconhecemos que isso ocorreu, independentemente da vontade das pessoas e instituições envolvidas diretamente com o concurso nos municípios”, destaca o gestor do convênio Linha Ecológica pelo Conselho dos Lindeiros, Mauri Schneider.
Com base na transparência, ética e respeito a todos os participantes do concurso, a Comissão Organizadora decidiu pelo cancelamento da premiação na categoria popular. No entanto, foram ampliados, de três, para seis vídeos ganhadores na categoria técnica.
Participaram do concurso 39 municípios, representados por vídeos vencedores das etapas municipais.
Etapa municipal
O concurso teve início com a etapa municipal, que ocorreu de 25 de março a 13 de junho, na qual houve a participação de 39 municípios com 131 vídeos, avaliados por comissões técnicas municipais segundo critérios como criatividade, impacto da mensagem, qualidade técnica e aderência ao tema. Os vencedores dessa fase avançaram à etapa regional, além de receberem kits ecológicos alusivos ao concurso, com materiais educativos, boné, lápis semente, copo retrátil e ecobag.
Todos os vídeos foram produzidos por alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede pública municipal e abordam os temas água, meio ambiente e mudanças climáticas e foram elaborados no estilo de reportagem, como parte de uma ação educativa integrada às campanhas do Dia Mundial da Água (22 de março) e do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
Para a gestora do Convênio Linha Ecológica pela Itaipu, Emanuela Santos, o resultado da ação foi surpreendente. “Nossa intenção com a realização deste concurso era estimular os alunos a conhecerem ações locais voltadas ao meio ambiente e noticiá-las através do Jornal Ambiental. Desta forma, além de incentivar a criatividade e o pensamento crítico sobre as questões ambientais em sala de aula com a preparação do vídeo, pudemos conhecer diversas iniciativas realizadas nas escolas e municípios através dos olhos dos repórteres mirins. E isso resultou num grande ‘Jornal de boas práticas’ da região”, destaca.
Todos os vídeos participantes do concurso estão disponíveis na página do Instagram do Convênio Linha Ecológica:
https://www.instagram.com/conveniolinhaecologica?igsh=djJsdmZnNWx1Z2Ux
Classificação da etapa regional
Dessa forma os premiados foram:
1º lugar, Cafelândia, com a Escola Municipal do Campo Manoel da Nóbrega e o vídeo “Um futuro sem água”.
2º lugar, Mercedes, com a Escola Rural Municipal José de Alencar e o vídeo “Concurso Jornal Ambiental Linha Ecológica – Mercedes.
3º lugar, Marechal Cândido Rondon, Escola Municipal Floriano Peixoto, vídeo “Guardião das Águas: A nascente que resiste ao tempo”.
4º lugar, Terra Roxa, Escola Municipal Rural José de Alencar, vídeo “Jornal Ambiental Linha Ecológica - José de Alencar - Construindo um mundo melhor!”.
5º lugar, Serranópolis do Iguaçu, Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu, vídeo "Nossa Escola Faz a Diferença".
6º lugar, Iracema do Oeste, com a Escola Municipal Professora Aparecida Rodrigues Carneloz e o vídeo “Jornal Ambiental Linha Ecológica”.
Premiações
Os vídeos premiados regionalmente receberão certificados e visitas técnicas com itinerários diferenciados, conforme a classificação:
1º e 2º lugar – Visita Panorâmica na Usina de Itaipu + Refúgio Biológico Bela Vista + Parque das Aves
3º e 4º lugar – Visita Panorâmica na Usina de Itaipu + Ecomuseu + Parque Nacional do Iguaçu
5º e 6º lugar – Visita Panorâmica na Usina de Itaipu + Refúgio Biológico Bela Vista + Ecomuseu
Sobre o concurso
O concurso é uma iniciativa do Convênio Linha Ecológica, firmado entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, alinhado às diretrizes do Governo Federal por meio do Programa Itaipu mais que energia.