O Ministério da Cultura e a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu têm o prazer de anunciar a exposição "DEVOÇÃO", que integra o projeto "A Arte da Seda Paranaense". A mostra individual da renomada artista Karina Amadori, com curadoria de Carolina Loch, será aberta ao público na Estação Cultural Haroldo Alvarenga, em Foz do Iguaçu, no dia 18 de julho de 2025, sexta-feira, às 17h.
A exposição "DEVOÇÃO" marca um importante momento na pesquisa artística de Karina Amadori, que explora a seda e as araucárias em suas obras. A curadora Carolina Loch descreve o trabalho da artista como uma profunda reflexão sobre a matéria e o gesto: "A obra da artista traz uma percepção da matéria e do gesto, de um tempo marcado pela repetição e pelo cuidado. Entre o resíduo e a permanência, sua prática se enraíza na ideia de devoção, de uso contínuo de intimidade com a matéria. Guardar, preservar, recompor são os verbos que atravessam a produção dessa epiderme arquitetônica."
Karina Amadori, com uma trajetória consolidada no cenário artístico nacional e internacional, possui um extenso currículo de exposições individuais e coletivas. Entre suas mostras individuais de destaque estão: "Tra natura e infinito" na Fundazione Donà Dalle Rose, em Veneza, e na Galeria Contemporary ArtShop, em Roma, Itália, ambas com curadoria de Massimo Scaringella; "La vida insiste", na Galeria Lívio Abramo, Instituto Guimarães Rosa, em Assunção, Paraguai, com curadoria de Adriana Almada; "Dévotion", na Maison Du Brésil, em Paris, França, no âmbito da programação do Ano do Brasil na França, com curadoria de Carolina Loch; "Florestania" na Casa do Brasil - Centro Cultural Madri, Espanha, também com curadoria de Carolina Loch; "Segredos desvendados: O invisível dos corpos em liberdade" no Palacete dos Leões - Espaço Cultural BRDE, em Curitiba, PR; "Entre o arterial e o venoso" Memorial Meyer Filho, em Florianópolis, SC; "Caminhos da Desmemória", no Museu de Arte de Cascavel, PR; "Vida suspensa: da tensão à liberdade", na Galeria de Arte Contemporânea Soma, em Curitiba, PR; e "Janela do artista paranaense", no Museu Paranaense, em Curitiba, PR.
A artista também participou de importantes exposições coletivas, como a Feira Internacional de Arte Contemporânea - Art.Co, na Argentina, e a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba.
As obras de Karina Amadori integram importantes acervos de instituições culturais públicas e privadas , além de coleções particulares no Brasil, Paraguai, Argentina, Cuba, França, Espanha e Itália e EUA. Dentre as instituições que abrigam suas peças estão: Museu de Arte Contemporânea do Paraná - MAC/PR, Museu Paranaense - MUPA, Museu da Imagem e do Som - MIS/PR, Bienal Internacional de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Memorial Meyer Filho em Florianópolis, Museu Nacional de Belas Artes de Assunção, Paraguai, Instituto Guimarães Rosa - Assunção, Paraguai, Museu Nacional de Belas Artes de Cuba, Museu de Arte de Cascavel - MAC, Maison Du Brésil, Paris, França, Casa do Brasil - Centro Cultural Madri, Espanha, Fundazione Donà Dalle Rose, Veneza, Itália e Universidade Estatal da Califórnia, EUA.
A exposição "DEVOÇÃO" é um convite imperdível para o público de Foz do Iguaçu e região a mergulhar no universo poético e material da artista Karina Amadori, reconhecida por sua sensibilidade e profundidade na abordagem de temas relacionados à memória, ao tempo e à relação com a natureza. A exposição tem o apoio da Lei Federal de Incentivo a Cultura e patrocínio do Itaú e Atlas Eletrodomésticos e realização do Ministério da Cultura e Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
Serviço:
Exposição: "DEVOÇÃO" – Karina Amadori
Curadoria: Carolina Loch
Abertura: 18 de julho de 2025, sexta-feira, às 17h
Local: Estação Cultural Haroldo Alvarenga
Endereço: Praça Getúlio Vargas – Centro – Foz do Iguaçu, PR
Visitação: de 18 de julho a 12 de setembro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h (abertura: 18/07 às 19h)
Realização: Ministério da Cultura e Fundação Cultural de Foz do Iguaçu
Entrada Franca.
Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54763