Foz do Iguaçu aparece em 10º lugar no ranking das cidades com melhor oferta de saneamento no Brasil, divulgado nesta semana pelo Instituto Trata Brasil. O município atingiu 99,31% no atendimento de água e 90,66% no de esgoto.
O Paraná tem 5 cidades entre as 20 melhores classificadas, entre as 100 que foram avaliadas pelo instituto. Foz aparece em 10º lugar, seguida por Ponta Grossa (13º), Maringá (14º), Curitiba (18º) e Londrina (20º).
Conforme o Governo do Estado, o resultado é um reconhecimento ao desempenho da Sanepar, que investiu R$ 8,8 bilhões em sistemas de água e esgoto entre 2019 e 2024.
"Temos muito a comemorar, pois Foz passou da 13ª posição para a 10ª no Ranking de Saneamento. Isso se deve aos investimentos que a Sanepar tem feito em nossa cidade e em outros municípios do Paraná", afirma o prefeito General Silva e Luna.
“O cidadão também precisa fazer sua parte e não jogar resíduos pelas ruas, para não entupir bocas de lobo e evitar fazer ligações irregulares, como em calhas. Quando rompe uma rede, termina indo para o rio, causando um dano ambiental”, afirma o diretor de Saneamento e Meio Ambiente, Dantas Duarte. A Secretaria de Meio Ambiente, junto à Sanepar, tem atuado para coibir essas práticas irregulares e preservar os cursos hídricos.
Referência para o Brasil
Presente em 345 municípios paranaenses, a Sanepar é responsável por um dos maiores programas de saneamento do país. Atualmente, 100% da população atendida pela companhia têm acesso à água tratada e mais de 81% têm coleta de esgoto, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado.
"Com investimentos previstos de R$ 11,8 bilhões até 2029, o objetivo é tornar o Paraná o primeiro estado brasileiro a ter o saneamento universalizado. A Sanepar está na vanguarda, com projetos e ações como, por exemplo, as PPPs que são um caminho para transformar o saneamento em prioridade nas políticas públicas, com foco em resultados concretos para a população", comenta o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
(Com informações da AEN)