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Duplicação da Rodovia das Cataratas chega a 53,1% com serviços em todo o trecho

A obra é resultado de parceria entre a Itaipu Binacional, o governo federal e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), com administração e fiscalização das atividades pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). O investimento é de R$ 129,6 milhões.

Por: Redação Fonte: AEN
21/07/2025 às 13h09
Duplicação da Rodovia das Cataratas chega a 53,1% com serviços em todo o trecho
Duplicação da Rodovia das Cataratas chega a 53,1% com serviços em todo o trecho Foto: SEIL-PR

A duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) em Foz do Iguaçu, na região Oeste, atingiu 53,17% de execução na última medição, realizada em 30 de junho, com serviços ao longo do trecho de cerca de 8,7 quilômetros.

A obra é resultado de parceria entre a Itaipu Binacional, o governo federal e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), com administração e fiscalização das atividades pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). O investimento é de R$ 129,6 milhões.

Até o momento, foram executados serviços de alargamento da duplicação em ambos os lados da rodovia, no trecho compreendido entre os quilômetros 1 ao 1+800 e do km 2+800 ao 6+200.

No segmento do km 1 a 1+800 foram iniciados os serviços de demolição da pista existente, visando à adequação geométrica conforme o projeto de alargamento e o reforço da estrutura do pavimento. Já entre os kms 2+800 a 6+200 foram desempenhados serviços de drenagem, terraplenagem, a execução das camadas de sub-base e base em brita graduada, além do início da aplicação das camadas asfáltica. Além disso, foram implantadas Barreiras New Jersey duplas no trecho entre os kms 4+560 e 6+320 e Barreiras New Jersey simples no lado direito da rodovia, entre os kms 5+630 e 6+320.

Simultaneamente aos serviços que se referem ao alargamento de pista, estão sendo executados os muros de contenção dos viadutos. O novo viaduto no acesso ao aeroporto está com 11,87% executado. Já o viaduto do km 2+260 está em fase de conclusão, com 97,52% da obra, restando apenas as execuções das lajes de aproximação nas cabeceiras. O viaduto do km 3+970 tem 95,61% de execução, e o viaduto do km 7+600, 95,47%.   

Na ponte sobre o Rio Tamanduá no km 2+860 resta apenas o aterro de encontro nas cabeceiras da obra de arte especial. Os passa-faunas localizados nos quilômetros 2+940 e 5+854 já estão 100% prontos.

 

OUTRAS OBRAS – Na chamada Marginal 01, a nova rede de adutoras vai viabilizar a remoção da rede antiga e dar continuidade dos serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação e realocação da rede elétrica. Na Marginal 02, os dispositivos de drenagem estão concluídos. Os serviços de terraplenagem e pavimentação foram concluídos no trecho entre os km 20+600 e 22.

Na Marginal 03, os dispositivos de drenagem longitudinal foram todos implantados, assim como as camadas de terraplanagem e pavimentação foram concluídas na plataforma da pista. A ciclovia também vem avançando, totalizando 16,35% de extensão concluída.

Na Marginal 04, os dispositivos de drenagem longitudinal foram concluídos nos trechos entre o km 40 e o km 43+500, e entre o km 44+360 e o km 44+920. A pavimentação, incluindo a plataforma de ciclovia, também foi finalizada no segmento compreendido entre os km 40 e 43+400, totalizando 64,66% da extensão total.

Na Marginal 05, a drenagem longitudinal do km 50+750 ao 51+090 foi implantada e parte da plataforma da via está sendo utilizada como desvio provisório que viabiliza a execução do viaduto.

 

BLOQUEIOS – Entre as principais atividades em andamento, destacam-se a implantação da nova rede de adutoras e o remanejamento da rede elétrica para o limite da faixa de domínio, ações fundamentais para a liberação das áreas destinadas aos serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação.

Para dar continuidade às obras situadas na faixa central da rodovia, compreendidas no trecho entre as Ruas Carmen Gatti e Indianápolis, foram necessárias intervenções no trânsito local. O acesso à Rua Carmem Gatti foi interditado e por isso os moradores do bairro Carimã terão que utilizar o acesso alternativo através da Rua Indianápolis.

O usuário que vem do bairro, agora pela Rua Indianápolis, com destino ao centro de Foz, não poderá, por segurança, cruzar a rodovia, devendo fazer o devido retorno no dispositivo localizado em frente ao Hotel Vivaz. A distância entre a Rua Indianápolis e o dispositivo de retorno é de cerca de 700 metros.

Já o usuário que vem do Parque Nacional do Iguaçu com destino ao bairro Vila Carimã deverá fazer o retorno em frente ao Hotel Carimã. O trânsito da Rua Francisco Fogaça do Nascimento não sofreu alteração.

 

MODERNIZAÇÃO COMPLETA – As obras vão desde o portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu até trevo de acesso à Argentina. Elas incluem a duplicação da rodovia com duas novas faixas por sentido, de 3,60 m de largura cada, separadas por barreira de concreto dupla e acostamentos internos. A rodovia também terá acostamentos externos em ambos sentidos. Já as vias marginais terão uma pista de rolamento com 7 m, passeios com 1,60 m e ciclovias bidirecionais com 3,00 m ao nível da pista, ou passeios compartilhados com largura média de 3,00 m.

A obra tem viadutos no km 2+260 (em frente ao Condomínio Ritz Cataratas), km 3+970 (acesso ao bairro Remanso) e km 7+600 (próximo ao museu Movie Cars), e no acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, localizado no km 6+760, além da nova ponte sobre o Rio Tamanduá.

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