A nova gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná (Cedipi-PR) para o biênio 2025-2027 tomou posse nesta quarta-feira (23), em solenidade realizada em Curitiba, com a presença do vice-governador, Darci Piana. A assistente social Larissa Marsolik, que ocupava o cargo de vice-presidente, assumiu a presidência do colegiado, em substituição a Jorge Frei Neves. Atualmente, ela ocupa o cargo de coordenadora da Política da Pessoa Idosa na Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).
Darci Piana afirmou que o Governo do Estado está empenhado em preparar o Paraná para atender com dignidade as mulheres, garantir a igualdade racial e e o direito dos idosos. "Esse Conselho tem por missão ajudar a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa não apenas a fiscalizar, mas, sobretudo, a construir caminhos e soluções. O Conselho e o Governo, juntos, por meio desta Pasta, têm o dever de garantir que os idosos do Paraná tenham um atendimento diferenciado, um atendimento digno, como Deus deseja para todos nós”, afirmou.
Para a nova presidente do Cedipi-PR, a nova gestão representa a continuidade de uma trajetória construída com diálogo, compromisso coletivo e dedicação à causa do envelhecimento digno. "Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história", afirmou Larissa.
"Assumir a presidência do colegiado é uma grande honra e uma responsabilidade. O Conselho tem um papel fundamental na formulação e no acompanhamento das políticas públicas voltadas à população idosa, e seguiremos firmes nessa missão, sempre em diálogo com os conselhos municipais, com o Governo do Estado e com toda a sociedade civil", disse.
Larissa destacou, ainda, que o envelhecimento da população exige preparo, sensibilidade e ações integradas. "Vamos trabalhar por mais respeito, mais direitos e mais vida para quem já viveu tanto. O Cedipi está pronto para seguir contribuindo com um Paraná mais justo, mais humano e mais preparado para o futuro", completou.
O Conselho é composto por 48 integrantes e atua desde 1997 na formulação, fiscalização e promoção de políticas públicas voltadas à população idosa. Na solenidade, com a participação de representantes da sociedade civil, do Ministério Público e dos conselhos municipais, Leandre Dal Ponte, secretária da Semipi, destacou que o governo estadual tem uma série de ações voltadas ao envelhecimento ativo e à proteção da população idosa.
Ela citou a criação da própria secretaria, a ampliação do acesso gratuito ao transporte intermunicipal e o apoio aos municípios para iniciativas voltadas a esta população. “Não é apenas uma solenidade de posse. É um ato de reconhecimento e continuidade de uma política que transforma vidas”, ressaltou. “Em 2030, pela primeira vez, o Paraná terá mais pessoas com mais de 60 anos do que menores de 14. Isso exige preparo, investimento e respeito à diversidade do envelhecimento”, disse.
Jorge Frei Neves, que deixa a presidência do Cedipi-PR, fez um balanço dos avanços recentes e destacou o apoio institucional ao longo da gestão. “Se hoje temos conselhos municipais da pessoa idosa em 399 municípios, é também graças ao trabalho coletivo”, afirmou. Ele também ressaltou a importância da atuação em rede, especialmente em instituições de longa permanência e municípios de pequeno porte.
HOMENAGENS – A cerimônia foi marcada por homenagens a personalidades que contribuíram de forma significativa para a defesa dos direitos da pessoa idosa no Paraná. Entre os homenageados, o professor José Maia, ex-conselheiro estadual; o padre Aparecido, referência em mobilização comunitária, e os promotores de Justiça Gilberto Giacoia, Olympio de Sá Sotto Maior Neto e Rosana Bevervanço.
Uma homenagem póstuma foi dedicada a Urandy Ribeiro do Val, que atuou por mais de 20 anos nos conselhos da pessoa idosa em Curitiba. Aos 82 anos, mantinha presença ativa nas reuniões, sendo lembrado pela dedicação incansável à causa.
POLÍTICAS PÚBLICAS – O Paraná vai receber em agosto o certificado de membro afiliado da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, no escritório central da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em Washington, nos Estados Unidos.
Em maio, o Paraná foi o primeiro estado da América do Sul a ser reconhecido pela OMS como Estado Amigo da Pessoa Idosa, o que garantiu a filiação à rede global, inserindo o Paraná em um seleto grupo internacional que compartilha experiências, inovações e soluções para tornar os ambientes urbanos mais acolhedores, seguros e acessíveis para todas as idades. Até então poucos estados e províncias de México, Japão, Austrália e Canadá, além de algumas cidades, tinham esse reconhecimento.
Entre as iniciativas que contribuíram para o reconhecimento internacional estão o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, parcerias com o BID para qualificação de cuidadores e fortalecimento da rede de proteção, capacitação de profissionais, construção de moradias adaptadas e ações voltadas à autonomia, mobilidade e qualidade de vida dos idosos.
Além disso, o Paraná lidera o ranking nacional de municípios reconhecidos pela OMS: das 51 cidades brasileiras certificadas, 38 são paranaenses, representando 76% do total. A meta do Governo do Estado é alcançar os 399 municípios paranaenses até 2028, com apoio técnico da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).
Conheça os novos conselheiros e as respectivas instituições:
Conselho de Ação Social do Paraná
Titular: Rubens Bendlin
Suplente: Pedro Paulo da Silva
Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa
Titular: Larissa Marsolik
Suplente: Janaína Fátima de Souza Rodrigues
Instituto Paranaense de Cegos - IPC
Titular: Cayo Miguel Angel Martin Cristobal
Suplente: Veranice Ferreira
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania
Titular: Jane Cristina Lobato Vasques
Suplente: Nádia Alves de Souza Leandro
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba
Titular: Célia de Jesus Souza Messias de Paula
Suplente: Rogério Vanderlei Kuntz
Secretaria de Estado da Educação
Titular: Simone Schermak das Neves
Suplente: Clarice Lima Coltro
Socorro aos Necessitados
Titular: Fernanda da Rocha Salles
Suplente: Luís Eduardo Alcantara Madureira
Secretaria de Estado da Saúde
Titular: Gisele da Rocha
Suplente: Adriane Miró Vianna Benke Pereira
Associação de Proteção ao Idoso - API
Titular: Terezinha Correa Maciel Barbosa
Suplente: Laura de Azevedo Coutinho
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Titular: Marlos Cael Belo
Suplente: Camila Chies Cecconello
Grupo Vivendo a Idade Dourada
Titular: Adalziza Gomes da Silva
Suplente: Irani Correa Roos
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família
Titular: Paula Cristina Calsavara
Suplente: Eduarda Souza de Moura
Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes
Titular: Pushpamary Susaiappan
Suplente: Lucas Coelho Bellomi
Secretaria de Estado do Esporte
Titular: José da Silva Nunes
Suplente: Mauro João Cachel
Centro de Excelência à Atenção Geriátrica e Gerontológica - CEGEN
Titular: Diones Lupercio Monteiro
Suplente: Denise Oliveira Endoh Ougo
Associação São Francisco de Assis de Pinhão – ASFAPIN
Titular: Jorge Nei Neves
Suplente: Silvana de Fátima Neves
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Titular: Sebastião Cavalcanti Neto
Suplente: Wanda Terezinha Pacheco dos Santos
Associados dos Idosos Aposentados e Pensionistas do Sudoeste do Paraná - APPESP
Titular: Bernadete Dal Molin Schenatto
Suplente: Manoel do Carmo da Motta
Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda
Titular: Victor Hugo Ribeiro Florentino dos Santos
Suplente: Luiz Eduardo Okazaki
Lar dos Velhinhos São João Batista de Moreira Sales
Titular: Marcos Aparecido Juncker
Suplente: Karen Schendroski Juncker
Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento
Titular: Eliane Mara Rebelo
Suplente: Cleusa Alves Amorim
Provopar Cascavel
Titular: Maria de Lourdes Menon Scharam
Suplente: Guiomar Aparecida Padilha
Secretaria de Estado da Cultura
Titular: Maria Marta Sienna
Suplente: Bruno José Leonardi
Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes
Titular: Pushpamary Susaiappan
Suplente: Lucas Coelho Bellomi
Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar
Titular: Lucimeri Sampaio Bezerra
Suplente: Luiz Antonio Mariotto Neto