O Projeto “Mitã, interação e conhecimento: uma aprendizagem multicultural” está acontecendo na Escola Municipal Princesa Isabel até esta sexta-feira (25) com o atendimento de escolarização para 13 estudantes indígenas matriculados do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental I da Aldeia Tekoha Arapy. Foi organizada a logística de calendário para abertura da escola no período da manhã, além de transporte, alimentação e ações pedagógicas com o objetivo de promover contextos significativos de oralidade, aprendizagem e alfabetização para os alunos.
A parceria entre a Diretoria de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial com o cacique da aldeia foi uma ação mediada pela gestão escolar da Escola Princesa Isabel que acolheu a proposta da SMED em ofertar a ampliação do tempo de estudo para esses alunos. Tal ação foi necessária devido ao crescente número de alunos indígenas matriculados este ano na unidade escolar.
As atividades propostas são lúdicas e estruturadas no sentido de contribuir com o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático a partir do mapeamento conforme atividades de sondagens, promovendo o avanço nas hipóteses de escrita e no reconhecimento e uso dos números em situações do cotidiano escolar. Destacamos o papel estratégico dessa ação na recomposição de aprendizagens dos alunos, pois os encaminhamentos estão pautados na preservação da cultura Guarani.
Os objetivos a serem alcançados pelo Projeto “Mitã, interação e conhecimento: uma aprendizagem multicultural” perpassam as barreiras do espaço escolar, pois “espera-se a continuidade de práticas de alfabetização bilíngue (guarani/língua portuguesa), sobretudo porque visam qualificar o reconhecimento da diversidade e fomentar ações sociais e pedagógicas de engajamento com a crescente população indígena na cidade”, comentou a Secretária de Educação Silvana Garcia.