A Operação Sinergia II, lançada no Oeste nesta terça-feira (23), já obteve bons resultados em Marechal Cândido Rondon, quando foi apreendida 1 tonelada de maconha das ruas, o que resultou em um baque de R$ 2,1 milhões no crime organizado, além de duas prisões. O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) localizou um barco abandonado que era utilizado para translado da droga no Lago de Itaipu. Um rádio para comunicação do tráfico também foi apreendido, além de 726,5 kg de maconha em um porto clandestino em Santa Helena.
A Operação Sinergia II chega nesta quarta-feira (23) a Guaíra, também no Oeste. O lançamento será às 15h30 no Centro Náutico e Recreativo Marinas, mobilizando todo o efetivo disponível, tanto operacional quanto administrativo. O objetivo é reforçar a presença do Estado nas ruas, restabelecendo a ordem pública e a sensação de segurança para os moradores da região.
A Operação Sinergia II é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp) e conta com efetivos da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Civil do Paraná (PCPR) e Polícia Penal do Paraná (PPPR), além de unidades especializadas de cada força policial.
Todo o trabalho operacional é realizado após análise de dados de inteligência da Sesp, aliada ao diálogo com as forças policiais e com lideranças locais. A ação é um dos principais braços operacionais da Missão Paraná, iniciativa que transferiu temporariamente a estrutura administrativa da Sesp para o interior até o dia 27 de julho, a fim de aproximar a gestão das realidades regionais.
A operação concentra esforços em Paranavaí, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Toledo e Francisco Beltrão. Nessas cidades, todo o efetivo disponível, tanto operacional quanto administrativo, foi mobilizado para reforçar a presença do Estado nas ruas.
“A Missão Paraná trouxe a Operação Sinergia II a Guaíra para apresentar que as forças de segurança estarão presentes em qualquer lugar do Paraná, sufocando crime organizando e trazendo ordem pública ao cidadão paranaense”, enfatizou, o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.