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IAT emite licença ambiental para início das obras do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu

Com investimento de R$ 500 milhões, o projeto vai duplicar e modernizar a movimentação de cargas na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. O novo terminal será instalado em uma área de 550 mil metros quadrados às margens da rodovia BR-277. Documento permite o início imediato das obras.

Por: Redação Fonte: AEN
25/07/2025 às 09h35
IAT emite licença ambiental para início das obras do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu
Projeto do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu: complexo vai duplicar a movimentação de cargas na Tríplice Fronteira. Foto: Divulgação Multilog

O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu a Licença de Instalação (LI) que autoriza o início das obras do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. O projeto executado pela empresa Multilog, atual administradora do Porto Seco do município, vai duplicar e modernizar o transporte de cargas na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Com investimento de R$ 500 milhões, o novo empreendimento será instalado em uma área de 550 mil metros quadrados às margens da rodovia BR-277. A estimativa é  de que três mil empregos diretos e indiretos sejam gerados durante o processo.

A nova estrutura proporcionará um arcabouço mais amplo e robusto do que o atual terminal do município. Construído originalmente nos anos 1980, o Porto Seco de Foz do Iguaçu é o maior terminal da América Latina em termos de movimentação de cargas. Movimentou em 2024 US$ 8,6 bilhões (cerca de R$ 47,4 bilhões) – foram 5,6 milhões de toneladas carregados por 196,5 mil caminhões. O espaço, no entanto, se encontra com a capacidade saturada, necessitando de uma ampliação.

A proposta inclui a área de pátio, de 197 mil metros quadrados, destinada aos caminhões. Já a parte de armazenagem e vistoria terá 7,2 mil metros quadrados de área coberta fechada, incluindo mais de 600 metros quadrados de câmara fria, com três docas exclusivas para o armazenamento de produtos que necessitam de temperaturas controladas.

 

A estrutura também contará com equipamentos modernos, como balanças de elevada precisão e scanner de cargas. Em termos de segurança, serão instaladas câmeras avançadas para vigilância interna e externa. Haverá quatro portões de entrada de veículos e dois de saída, com uma entrada e saída para cargas especiais com altura e largura excedentes. Os acessos terão sistemas de pesagem e identificação de veículos totalmente automatizados.

O complexo terá ainda uma área de 1,9 mil metros quadrados destinada aos motoristas, dividida em oito espaços distintos, sendo sete deles internos ao porto seco, e um externo, localizado no bolsão de acesso. Os espaços vão contar com sanitários e áreas para descanso e permanência.

A localização é outro benefício do novo empreendimento que, ao contrário do terminal atual, será instalado fora do perímetro urbano de Foz do Iguaçu. Dessa forma, não haverá a necessidade de caminhões passarem pelo centro da cidade, reduzindo os riscos para pedestres e motoristas. Além disso, é um local de fácil acesso à Perimetral Leste e à Ponte de Integração Brasil-Paraguai, obras do Governo do Estado, Governo Federal e Itaipu Binacional.

 

LICENCIAMENTO – O licenciamento ambiental indica a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou então daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

No Paraná, o Decreto nº 9541, de 10 de abril de 2025, que dispõe sobre o licenciamento ambiental, estabelece critérios e procedimentos a serem adotados para as atividades poluidoras, degradadoras e/ou modificadoras do meio ambiente, e adota outras providências que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do Estado em conformidade com as exigências técnicas e jurídicas do licenciamento ambiental.

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