Com novos computadores e câmeras de alta precisão, as escolas municipais e os Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) são monitorados durante todo o período de aulas por agentes da Guarda Municipal de Cascavel (GMC) e Guarda Patrimonial. Da Central de Monitoramento, os agentes ficam atentos a tudo o que acontece e, com viaturas nas proximidades das instituições de ensino, é possível acioná-las rapidamente em uma eventual emergência.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Pedro Fernandes de Oliveira, 110 das 120 escolas e Cmeis estão equipadas com as câmeras de segurança ligadas à Central de Monitoramento. Cabe salientar que, atualmente, 90 agentes atuam de forma permanente nas escolas durante os períodos de aula.
Cinco guardas patrimoniais que atuavam no aeroporto foram remanejados e estão fazendo o monitoramento. O trabalho ganhou, também, o reforço de oito computadores novos instalados na central.
A presença da figura do guarda na escola não se resume apenas a essas 10 escolas que não estão ligadas à Central de Monitoramento. A Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade (Sesppro) mantém 90 agentes durante o período integral nas escolas e Cmeis.
“Entre 7h30 e 17h30, ela está sendo monitorada por aqui [pela central]. Nós temos ainda 90 guardas em 90 escolas, por óbvio, e ainda temos um botão de pânico e uma viatura que está fazendo a comunicação entre essas escolas. Nós entendemos que esse sistema é bastante razoável para atender à questão da segurança tanto dos alunos, dos professores e de todos os usuários do sistema de educação de Cascavel”, enfatiza o secretário.
O botão de pânico, em caso de uma ação emergencial, é acionado na escola ou Cmei e dispara um sinal de alerta diferenciado na tela. O agente imediatamente aciona a viatura para fazer o atendimento.
Mín. 22° Máx. 34°