De 29 de julho a 29 de agosto, o Teatro Municipal Deputado Federal Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, recebe a exposição itinerante “Entre Fios e Florestas: Um Olhar Sobre a Gestão Ambiental e a Sustentabilidade”, do artista e analista ambiental Edilson Esteves. A mostra integra o conjunto de ações do Convênio Linha Ecológica – Educação, Cultura e Sustentabilidade, parceria entre o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Itaipu Binacional, através do Programa Itaipu Mais que Energia.
Com um olhar artístico e educativo, a exposição apresenta uma forma única de retratar os desafios e encantos da gestão ambiental por meio da técnica da String Art — arte que utiliza linhas e pregos sobre madeira para compor figuras e paisagens. “São obras que dialogam com a vivência do autor como servidor do ICMBio, explorando temas como conservação ambiental, biodiversidade e sustentabilidade”, segundo os promotores.
A mostra é organizada em setores temáticos e propõe uma imersão nas questões ambientais contemporâneas. Entre os quadros expostos, destacam-se representações da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu, lendas locais e reflexões sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente. “As unidades de conservação são fontes de vida, pesquisa, turismo e cultura, e a arte pode ser um instrumento para aproximar as pessoas desses valores”, destaca o artista.
A exposição é aberta ao público em geral como escolas, grupos comunitários e interessados em arte, meio ambiente e educação ambiental.