O vereador Fernando Nègre é autor do requerimento 304/2025, que foi aprovado na sessão de ontem (04). Através do documento ele solicita ao Executivo Municipal que adote as medidas necessárias para a adesão de Marechal Cândido Rondon ao projeto “Plante e Colha Saúde”.
A iniciativa, desenvolvida pela Sustentec em parceria com a Itaipu Parquetec, tem como objetivo promover o uso de plantas medicinais e dos saberes ancestrais como ferramentas de cuidado com a saúde e incentivo à sustentabilidade.
“O projeto propõe uma metodologia que envolve capacitação de agricultores para o cultivo das plantas, formação técnica de agentes comunitários de saúde e apoio à prescrição médica baseada em práticas integrativas e complementares”, explica Fernando Nègre.
Segundo o vereador, trata-se de uma proposta inovadora que valoriza o conhecimento popular e fortalece a atenção básica em saúde, promovendo ações de prevenção, bem-estar e desenvolvimento sustentável. Além dos benefícios sociais e ambientais, o projeto também estimula a geração de renda por meio da cadeia produtiva de plantas medicinais e o uso responsável da biodiversidade local.
Fernando Nègre destaca que a adesão ao projeto pode representar um avanço significativo para a saúde pública do município, ao integrar práticas naturais e sustentáveis ao sistema de atenção básica.