Em um esforço contínuo para fortalecer a proteção integral de crianças e adolescentes no município, a Secretaria de Assistência Social de Foz do Iguaçu está promovendo, nesta quinta e sexta-feira ( 7 e 8), uma capacitação intensiva sobre o uso e a operacionalização do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA).
Todos os conselheiros tutelares titulares e alguns suplentes da cidade estão participando do treinamento, fundamental para aprimorar os registros e o acompanhamento dos casos atendidos.
O SIPIA é um sistema de registro e tratamento de informação com abrangência nacional, criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes, garantindo-lhes acesso à cidadania.
A capacitação é mais uma das iniciativas da Secretaria Municipal de Assistência Social alinhada às diretrizes da "Ação Infâncias Visíveis", visando aprimorar a atuação dos Conselhos Tutelares.
Investimentos e melhorias em andamento
No final de julho, a equipe da Secretaria de Assistência Social acompanhou a entrega de três novos computadores aos Conselhos Tutelares, sendo dois para o Conselho Tutelar II e um para o Conselho Tutelar I. Além disso, um aparelho celular foi entregue ao Conselho Tutelar II para otimizar a comunicação, reforçando a infraestrutura tecnológica das unidades.
A reforma do Conselho Tutelar I está em andamento, incluindo manutenção de calhas, tratamento de infiltrações e pintura, garantindo um ambiente de trabalho mais adequado e seguro para os conselheiros e para a comunidade.
Entre os dias 29 e 31 de julho, os conselheiros participaram de uma importante capacitação sobre proteção integral e política de atendimento, deliberada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Outro importante avanço na valorização dos conselheiros tutelares foi a aprovação e sanção do vale-alimentação pela Câmara Municipal e pela administração municipal.
Reforço na equipe
Para otimizar os fluxos de trabalho e assegurar maior eficiência, o servidor Paulo Batista foi nomeado em 29 de julho para assumir a coordenação administrativa das unidades a partir de 1º de agosto. Paulo Batista, ex-conselheiro, trará sua vasta experiência e conhecimento como servidor público para aprimorar a gestão administrativa, permitindo que os conselheiros se concentrem ainda mais no foco técnico de suas atuações, espelhando a gestão das demais unidades.
Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54857