Foi finalizada na sexta-feira (15), a etapa de inscrições para o II Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e Itaipu Parquetec, com apoio da Adetur Cataratas e Caminhos, Sebrae, Rede de Cooperação do Artesanato e Itaipu Binacional .
De acordo com a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, foram registradas 52 inscrições provenientes de toda a região. “Agora seguimos para a segunda fase, com oficinas orientativas conduzidas por designers, que vão auxiliar os artesãos a pensar nos produtos, materiais e processos para a elaboração das peças que serão inscritas no concurso”, destacou. Nesta etapa, os participantes receberão suporte técnico para aprimorar a concepção dos seus produtos, compreender os materiais adequados e receber orientações sobre o processo de inscrição das peças.
Maior participação
O diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, destaca que o aumento de 57% no número de artesãos inscritos nesta segunda edição do concurso consolida a iniciativa como um marco para a região. “Esse crescimento não se traduz apenas em números, mas na confirmação de que a economia criativa e o turismo são vetores estratégicos de desenvolvimento territorial, geração de renda e fortalecimento da cadeia produtiva local. Essas são, de fato, as economias do futuro”, afirma.
Yuri também reforça a satisfação em realizar o evento de encerramento do concurso no Mercado Público Barrageiro. “O Barrageiro simboliza aquilo nos une enquanto lindeiros: a história de Itaipu, que atravessa nossas vidas e faz parte de nossa identidade coletiva. Encerrar essa grande ação nesse espaço, pensado como ponto de encontro da comunidade, é a confirmação de que caminhamos com nossas iniciativas em plena convergência para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento do senso de pertencimento”, acrescenta.
O concurso está estruturado em três categorias: Artesanato com materiais recicláveis; Artesanato com materiais naturais e de coleta sustentável; Artesanato com materiais industrializados com certificação de origem e sustentabilidade.
Cada inscrito pode escolher até duas categorias para participar.
Premiação
Os vencedores de cada categoria receberão R$ 4 mil via PIX, além de uma visita técnica a atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, com foco na comercialização de souvenirs artesanais.
A participação nas oficinas e palestras, previstas para a segunda quinzena de agosto, exige presença mínima em 50% das atividades. Apenas após essa etapa, será possível submeter os produtos ao concurso, entre 1º de setembro e 10 de outubro.
A divulgação dos produtos pré-selecionados ocorrerá no dia 28 de outubro. Já a exposição final e a cerimônia de premiação estão marcadas para 7 de dezembro de 2025, no Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu.
Informações complementares podem ser obtidas no endereço https://campanha.itaipuparquetec.org.br/concurso-de-artesanato-sustentavel/.