A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) vai reforçar as operações em Foz do Iguaçu ao longo dos próximos meses, com ações programadas em dias alternados. O trabalho se concentra na verificação de alvarás de funcionamento, licenças ambientais e sanitárias, além do combate à perturbação do sossego e práticas ilegais.
No último fim de semana a equipe vistoriou 11 estabelecimentos comerciais: dois foram interditados por graves irregularidades e cinco receberam multas. As fiscalizações alcançaram diferentes regiões da cidade, como Três Lagoas, Jardim Universitário, Centro, Porto Meira e Vila A.
De acordo com o diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, Arceli Pedrozo de Oliveira, em 2025 a AIFU já vistoriou 44 empresas, lavrou 12 autos de infração com aplicação de multas e executou duas interdições.
As operações, realizadas sem aviso prévio, contam com a atuação conjunta de órgãos municipais, estaduais e federais, entre eles a Secretaria de Finanças e Orçamento, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Vigilância Sanitária. A AIFU não possui um canal específico de denúncias, sendo as ações direcionadas prioritariamente para as regiões que registram maiores índices de violência ou perturbação do sossego.
“Além da integração entre as instituições públicas, o êxito da AIFU também depende do apoio da sociedade e comerciantes que, ao manterem suas atividades regularizadas, contribuem para reforçar a segurança, ordem pública e a qualidade de vida urbana”, ressaltou Arceli.
Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54889