Gestores municipais de educação ambiental e de cultura da região Oeste do Paraná participaram, na sexta-feira (22), de uma reunião de alinhamento promovida pelo Convênio Linha Ecológica – Educação, Cultura e Sustentabilidade. A iniciativa é fruto da parceria entre Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, no âmbito do Programa Itaipu Mais que Energia. O alinhamento contou com 133 gestores, representantes de 48 municípios.
Segundo a gestora do convênio pela Itaipu Binacional, Emanuela Santos, o encontro teve como foco a troca de informações e a avaliação das atividades em andamento. “Tratamos de encaminhamentos das ações realizadas nos municípios. É um momento importante para sociabilizar informações, ouvir o feedback das equipes locais e identificar pontos de melhoria. Também celebramos os resultados já alcançados e preparamos as próximas etapas, sempre com muita integração e entusiasmo dos gestores”, destacou.
O gestor do convênio pelo Conselho dos Lindeiros, Mauri Schneider, explicou que a reunião permitiu revisitar o plano de trabalho que orienta as ações conjuntas entre Itaipu, Conselho e prefeituras. “O retorno trazido pelos municípios mostra que teremos, neste segundo semestre, a execução de várias atividades, como oficinas, a Correnteza Cultural, a circulação de espetáculos e visitas técnicas. Também estão sendo iniciados processos formativos em áreas como segurança alimentar e nutricional, bibliotecas, rede de cultura e gestão da educação ambiental”, detalhou.
Esta foi a segunda reunião de alinhamento realizada em 2025, reforçando o compromisso do convênio em fortalecer práticas de sustentabilidade, cultura e educação ambiental nos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.
O momento também serviu para a apresentação de novos gestores municipais de educação ambiental e de cultura, apresentar a forma de trabalho do convênio, avaliar os resultados do primeiro Concurso Jornal Ambiental Linha Ecológica e divulgar a agenda das próximas formações e visitas técnicas na região.