Na manhã desta terça-feira, 23, foram plantadas 60 mudas de árvores nativas, sendo 50 no passeio de toda a extensão da Avenida Andradina e outras 10 mudas frutíferas no pátio da Escola Municipal Altair Ferrais Da Silva, o Zizo, no bairro Jardim Ipê. Mais de 200 alunos da escola participaram da atividade. Entre as espécies cultivadas no Horto Municipal estão: Araçá, Guabiroba, Ingá, Pitanga e um Manacá plantados por professores para colorir o pomar da instituição. A ação contou com apoio de colaboradores da empresa Vital e soldados do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, inclusive o mascote “Recrutinha”, que foi a super atração entre a criançada.
A iniciativa faz parte de uma série de atividades desenvolvidas e programadas pela Secretaria de Meio Ambiente, que busca conscientizar a população em geral e enfatizar a importância da preservação e limpeza da cidade. Do início do ano até agora, já foram plantadas cerca de 4 mil mudas de árvores nativas em regiões distintas do município.
“Esse plantio deveria ter acontecido no Dia Mundial da Árvore, comemorado ontem, segunda-feira, mas, por conta do mau tempo, tivemos de transferir a data e mesmo assim, foi um sucesso”, disse o Secretário de Meio Ambiente, Idelson Chaves.
A interação entre os alunos demonstra a preocupação deles em preservar e conservar o meio ambiente. “Muito legal plantar essas árvores aqui na minha escola. Ainda mais porque eu adoro mexer na terra. E, além disso, nosso pátio fica mais bonito”, comentou Pietro Moreira, aluno do 3º ano.
“O Paraná está no ranking dos estados que mais têm reflorestado, e Foz do Iguaçu também quer colaborar muito para esta arborização. A ideia é justamente plantar quantas árvores forem necessárias para recuperar áreas que entendemos estarem degradadas em nossa cidade. E nada melhor do que realizar essa conscientização cedo por meio das nossas crianças, reforçou o secretário.
Novas ações de zeladoria e limpeza de rios já estão no cronograma da Secretaria de Meio Ambiente e deverão acontecer nos próximos dias em regiões distintas da cidade.