Em ato realizado na manhã de hoje (21), na Agência do Trabalhador de Marechal Cândido Rondon, ocorreu a abertura do Dia D para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
Nesta quinta-feira, as pessoas com deficiência (PCD) participam de uma grande ação de intermediação de mão de obra, com a presença de empresas que oferecem vagas para preenchimento dos seus quadros de pessoal. Os empregadores desenvolvem processos seletivos em um mesmo espaço, ampliando as chances dos trabalhadores com deficiência em alcançar a inserção profissional.
As entrevistas com os candidatos que possuem alguma deficiência estão programadas das 9h às 11h30, no Sine. Já o atendimento às pessoas com deficiência está sendo disponibilizado nos períodos da manhã e da tarde.
As entrevistas são realizadas por nove empresas de Marechal Rondon e Nova Santa Rosa, incluindo a Cooperativa Agroindustrial Copagril. Participam do Dia D a Associação dos Deficientes (Adefimar), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Integrada de Deficientes e Amigos de Marechal Cândido Rondon (Assindamar), Sesc, Senac e Senai.
O Dia D é uma ação do governo do Paraná, através da Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), e em Marechal Rondon é apoiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Agência do Trabalhador e da Secretaria de Assistência Social.
Estiveram presentes à abertura dos trabalhos, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Valdir Port (Portinho), o gerente do Sine/Agência do Trabalhador, Sérgio Marcucci, o presidente da Câmara Municipal, vereador Soldado Sauer, o presidente da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial), Paulo Grenzel, os vereadores Carlinhos Silva e Cristiano Metzner (Suko) e os representantes das entidades parceiras.
Mín. 22° Máx. 34°