O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II de Foz do Iguaçu, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, organizou uma programação especial para os pacientes, em alusão ao Dia Mundial de Saúde Mental, comemorado nesta sexta-feira (10 de outubro).
O tema da “Semana de Saúde Mental” do CAPS II é “Cuidado em liberdade, desmistificando o preconceito, combatendo a estigmatização e ressignificando o CAPS”.
Entre quinta-feira (01) e sexta-feira (10), os pacientes que participam das oficinas terapêuticas do centro fazem visitas nos pontos turísticos de Foz, promovendo o cuidado em liberdade, autonomia, integração e valorização da pessoa que sofre com transtornos mentais persistentes.
“Foram escolhidos os pontos turísticos da cidade para mostrar aos pacientes as belezas naturais de nossa cidade, mesmo porque muitos pacientes nunca tiveram a oportunidade de conhecê-los. Eles estão muito felizes e encantados”, afirma a gerente do CAPS II, Eliane Brambatti.
Os pacientes já visitaram o Templo Budista, o Refúgio Biológico da Itaipu Binacional, o Parque das Aves e o Marco das 3 Fronteiras. A próxima visita, agendada para esta quinta-feira (09), será no Passeio Panorâmico da usina.
Na sexta-feira (10), às 8h30, eles participam de evento no auditório da UDC, que encerra a campanha Setembro Amarelo e em comemoração ao Dia da Saúde Mental.