
A Inscrição é gratuita, mas limitada a 200 pessoas e pode ser feita pelo link https://bit.ly/mcrforum.
No evento terão duas palestras e um painel com vários convidados:
· 14h abertura e a palestra “Inovação e Modelos de Negócios para o Futuro” com Severino de Déa, Diretor executivo no Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe em Joaçaba/SC;
· 15h painel sobre “O que tem em Marechal para ajudar no sucesso do empreendedor inovador?” com a participação de empreendedores incubados e gestores das incubadoras Unihub e Parquetec;
· 16h30 palestra “Inteligência Artificial e Inovação” com Thiago Naves, coordenador do LAMIA, o maior laboratório de inteligência artificial do Sul do Brasil.
Esta iniciativa é do Conselho de Inovação de Marechal Cândido Rondon e tem como objetivo disseminar a cultura de inovação e empreendedorismo na população. A proposta é transformar a ciência, tecnologia e inovação como vetores de desenvolvimento do município, ampliando oportunidades, atraindo e retendo os jovens talentos formados em nosso município.
O conselho foi criado pela lei que institui o Programa Inova Marechal que visa incentivar a inovação local. Ele é formado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, integrantes do Sistema S como Senai, Senac, Sebrae, Sindicomar, as incubadoras Unihub da Unioeste, Itaipu Parquetec, o Programa Agente Regional de Inovação (ARI), bem como as entidades como Acimacar e Codemar.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon, Claudio Roberto Kohler, explica que “a intenção é evoluir, estamos progredindo, com a identificação dos setores prioritários e cadeias produtivas. Analisamos aspectos do capital humano, cultura empreendedora, políticas públicas de apoio à inovação. Criamos também o Plano Municipal de Inovação, um trabalho feito a várias mãos, com a Sociedade Civil Organizada”.
O Sebrae/PR é um dos parceiros na realização do Fórum. A consultora Angélica Fabiana Fonseca Weirich destaca: “Queremos atrair um olhar maior das pessoas, bem como estimular mais ações sobre o tema e ampliar a adesão da comunidade junto ao Conselho de Inovação. Uma cidade que investe em inovação é uma cidade que melhora sua estrutura, se organiza e alcança o desenvolvimento”.
O professor Arlindo Fabrício Corrêia, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste e coordenador da incubadora UNIHUB, localizada no campus de Marechal Cândido Rondon, afirma “Ver a previsão do tempo não é só mais fácil, mas também mais confiável. Os agricultores têm a lavoura na palma das mãos. Contudo, muitos são os desafios da sociedade, e cada ferramenta ou tecnologia que surge pode ser incorporada para solucionar problemas diários. Inovar no que se faz ou em como se faz é algo contínuo — o que está sendo pesquisado hoje nas universidades, seja em laboratórios ou áreas experimentais, em breve poderá se transformar em soluções inovadoras para toda a sociedade”.
A realização do Fórum de Inovação reforça o compromisso de ouvir as demandas da sociedade e buscar soluções eficientes desenvolvidas localmente. O evento tem como objetivo colocar em sintonia os principais interlocutores e promover uma agenda positiva em torno de um ambiente inovador que gere benefícios
