
Empresários de mais duas cidades do Paraná terão a chance de conhecer as possibilidades abertas pelo mercado livre de energia, em um seminário organizado pela comercializadora da Companhia Paranaense de Energia – Copel. O evento tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre a migração para este mercado e apresentar as vantagens que podem gerar uma economia de até 35% na conta de luz.
O seminário “Energia de sobra para acelerar o seu negócio: Como reduzir custos e potencializar resultados” acontecerá nas cidades de Pato Branco, na terça-feira (28), na Associação Empresarial de Pato Branco – ACEPB; e Francisco Beltrão, na quarta-feira (29), na Associação Empresarial de Francisco Beltrão - ACEFB. A participação é gratuita e aberta ao público, mediante inscrição pela internet.
De acordo com Rodolfo Lima, diretor-geral da Copel Mercado Livre, o seminário é uma oportunidade para o setor produtivo entender melhor as regras do mercado e identificar ganhos competitivos: “Nosso objetivo é mostrar, de forma prática, como empresas de diferentes portes podem reduzir custos e planejar seu crescimento com mais liberdade de escolha na contratação de energia”, afirma.
MERCADO LIVRE DE ENERGIA – O mercado livre é um ambiente de compra e venda que proporciona aos clientes mais liberdade para negociar a aquisição da energia elétrica. Neste formato, os consumidores podem escolher de quem comprar o insumo e contam com maior flexibilidade para discutir preço, quantidade a ser adquirida, período de fornecimento e condições de pagamento, em contraste com o mercado cativo, em que a compra é feita exclusivamente das distribuidoras.
Vinculada ao grupo Copel, uma das maiores empresas integradas de energia do País, com mais de sete décadas de atuação, a comercializadora figura entre as maiores do setor desde que foi criada, em 2016, e conta com mais de 2.000 clientes atendidos em todo o Brasil, oferecendo soluções de compra e gestão de energia no ambiente de contratação livre.
A Copel atua também nos setores de geração, transmissão e distribuição de energia, contando com um parque gerador de 7 GW de capacidade instalada, 10 mil quilômetros de linhas de transmissão e 210 mil quilômetros de redes de distribuição.
Comercializando energia 100% renovável, gerada exclusivamente em usinas próprias do Grupo Copel, a comercializadora se destaca também no campo da sustentabilidade. A certificação I-REC (sigla em inglês para o modelo internacional de certificados de energia renovável), que comprova a origem limpa da energia, é um diferencial oferecido pela Copel para clientes comprometidos com metas ambientais.
CLIENTES APTOS A MIGRAR – Com a mudança viabilizada pela Portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia, desde 2024 podem migrar para o mercado livre de energia todos os consumidores do Grupo A, ou seja, aqueles atendidos em alta-tensão, como: pequenas, médias e grandes indústrias, supermercados, padarias, postos de combustíveis, redes de ensino e hospitais, comércios de médio porte e condomínios.
Para a Copel, esse é o momento de dialogar com os empresários locais, oferecendo não apenas economia, mas também atendimento personalizado e ações educativas para que o consumidor tome decisões conscientes. “Nosso compromisso vai além da comercialização. Queremos ajudar os brasileiros a entender o novo modelo e escolher com segurança, sustentabilidade e informação”, afirma Rodolfo Lima.
Serviço:
Seminário sobre mercado livre de energia elétrica
Pato Branco
Data: 28/10 (terça-feira)
Horário: 8h30
Local: Associação Empresarial de Pato Branco – ACEPB
Rua Xavantes, 315 - 1º Andar - Pato Branco
Inscrições pela internet: http://cloud.salesforce.copel.com/energia-para-crescer
Francisco Beltrão
Data: 29.10 (quarta-feira)
horário: 8h30
Local: Associação Empresarial de Francisco Beltrão - ACEFB
Rua Peru, 1213 - Francisco Beltrão
Inscrições pela internet: http://cloud.salesforce.copel.com/energia-para-crescer