Terça, 11 de Novembro de 2025
17°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Paraná tem superintendência para ações estratégicas voltadas à transição energética

O projeto contou com a colaboração de 22 autoridades da área energética, entre doutores, professores, especialistas da iniciativa privada e da área pública tratando sobre energia renovável, em especial o hidrogênio.

Por: Redação Fonte: AEN
11/11/2025 às 14h02
Paraná tem superintendência para ações estratégicas voltadas à transição energética
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participa nesta quinta-feira (29) da inauguração da usina híbrida EnerDinBo, em Ouro Verde do Oeste. A geradora utilizará a luz do sol e dejetos da suinocultura para produzir energia elétrica. O investimento privad

O Paraná passou a contar a partir deste ano com ferramentas fundamentais para a estratégia do Governo para conduzir o Estado à transição energética e ao desenvolvimento de energias renováveis. Entre os principais avanços estão a elaboração e a entrega do Plano do Hidrogênio Renovável e do Plano do Biogás e Biometano, ambos a cargo Superintendência-Geral de Gestão Energética (Supen), vinculada à Secretaria do Planejamento (SEPL), que nesta terça-feira (11), completa um ano de existência.

Em 12 meses, a Supen avançou em articulação estratégica como, por exemplo, referente ao projeto de biometano no setor de aterros sanitários e ao primeiro posto de combustível biometano no Paraná, além de ações para o programa Ilumina Paraná, que visa alcançar 100% dos municípios paranaenses com iluminação de LED.

Para o secretário do Planejamento, Ulisses Maia, os avanços promovidos nesta área, em um ano, marcam a materialização do olhar do Governo do Estado voltado ao tema energético de forma moderna e certeira. "Por meio da Supen, a secretaria faz essa articulação e pensa o presente e o futuro da energia. Isso tudo com o objetivo de transformar a vida dos paranaenses”, afirma o secretário.

Criada em 11 de novembro de 2024, a Supen tem como objetivo concentrar e coordenar as ações estratégicas do Estado no setor energético, com foco no planejamento de longo prazo, eficiência, inovação e a implementação eficaz de políticas públicas direcionadas a projetos prioritários, especialmente aqueles relacionados à transição energética e ao desenvolvimento de energias renováveis.

 

HIDROGÊNIO – O Plano do Hidrogênio Renovável, apresentado em janeiro ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, mapeia as potencialidades e demandas necessárias para o desenvolvimento dessa nova matriz energética no Estado. O hidrogênio renovável tem recebido atenção especial no Paraná com foco principal no uso do biogás derivado da biomassa que resta das produções agropecuárias.

O projeto contou com a colaboração de 22 autoridades da área energética, entre doutores, professores, especialistas da iniciativa privada e da área pública tratando sobre energia renovável, em especial o hidrogênio.

O Plano do Hidrogênio Renovável no Paraná está materializado em um livro composto de três capítulos: mercado, potencial e rumos para a descarbonização. O livro apresenta um mapeamento energético do Estado e de suas vocações, assim como uma análise produtiva do Paraná e das qualidades para compor essa potencial oferta de energia com a demanda que é necessária. Os benefícios dessa produção terão nova energia limpa, com redução na emissão de gases poluentes, dinamismo na estocagem e transporte e ampliação da disponibilidade energética.

 

BIOGÁS E BIOMETANO – O Plano de Biogás e Biotemano foi entregue em agosto. Alinhado ao desenvolvimento sustentável, traz propostas de ações para diversificar a matriz energética, integrar recursos renováveis e otimizar a gestão de resíduos. O objetivo é reduzir emissões, promover geração descentralizada de energia e fortalecer o posicionamento estratégico do Estado.

A iniciativa contribui diretamente para a promoção da economia circular ao transformar resíduos orgânicos em energia e subprodutos de valor agregado. Entre os principais benefícios, destacam-se a redução das emissões de gases de efeito estufa, a valorização de resíduos e o fortalecimento da economia local.

Sua estrutura contempla um conjunto integrado de análises, diretrizes estratégicas e propostas de ação, organizadas para subsidiar a formulação de políticas públicas, atrair investimentos e impulsionar a competitividade do setor.

“Estamos focados na articulação estratégica entre os setores da economia paranaense e o Governo, de forma a garantir, não somente um futuro energético sustentável, mas também a disponibilidade, segurança e resiliência energética em nosso Estado, com um olhar atencioso à descarbonização da economia, através de insumos estratégicos provenientes da biomassa”, explica o superintendente-geral de Gestão Energética, Sandro Vieira.

A Supen também participou, com capacitação técnica de equipamentos, do Programa Ilumina Paraná. Operacionalizado pela Secretaria das Cidades (Secid), ele visa alcançar 100% dos municípios paranaenses com iluminação de LED. O investimento previsto é de R$ 300 milhões.

O programa tem como objetivo acelerar a troca dos equipamentos, alcançando 100% das cidades até 2026, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Cerca de 105 cidades serão beneficiadas pela iniciativa, que não interfere nas localidades que possuem Parcerias Público-Privadas (PPPs) na iluminação pública, uma vez que é obrigação das empresas substituírem as luminárias.

 

COORDENAÇÕES – Para cumprir esse objetivo, a Supen é dividida em três coordenações: de Energia Elétrica; de Gás, Biocombustíveis e Hidrogênio; e de Inovação, Infraestrutura, Mobilidade Elétrica, Baterias e Data Center.

A Coordenação de Energia Elétrica trata de ações que envolvem as matrizes de geração elétrica nas fontes tradicionalmente conhecidas, tais como hidrelétrica, termoelétrica, solar e eólica, transmissão e geração propriamente ditas, seja por meio de hélices, hidrelétricas ou placas solares. Os temas abordados são próximos aos da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

A vertical de atuação da Supen que trata de Gás, Biocombustíveis e Hidrogênio realiza articulações técnicas que reúnem os setored público e privado para criar e aplicar políticas públicas que utilizem essas matérias-primas e atraiam investimentos para o Paraná.

A Coordenação de Inovação, Infraestrutura, Mobilidade Elétrica, Baterias e Data Center é responsável por ajudar o Governo do Paraná a se desenvolver nos segmentos que nomeiam a coordenação. Assim como a Coordenação de Gás, Biocombustíveis e Hidrogênio, este segmento também faz articulações técnicas entre os setores público e privado.

 

Buscando soluções inovadoras e sustentáveis, essa divisão trabalha para identificar modelos de referência no setor energético, tanto do Brasil quanto de outros países, a fim de serem aplicados à realidade do Paraná.

A Superintendência-Geral, além do trabalho nas coordenações, possui outras atividades, como a representação do Paraná no Fórum Nacional de Secretários de Minas e Energia e na presidência do Comitê de Governança do Biogás e Hidrogênio Renovável. Também atua no Plano Estadual de Segurança Energética e Plano de Descarbonização da Economia Paranaense, realiza o estudo de viabilidade para construção de redes de gás para municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e atua no Projeto GD para prédios públicos do Governo do Estado.

COMPOSIÇÃO – Atualmente, a Supen é composta pelo superintendente-geral Sandro Vieira; o coordenador de Gás, Biocombustíveis e Hidrogênio, Thiago Olinda; o coordenador de Inovação e Infraestrutura, Zeno Nadal; e o assessor, Herval Filho. Anteriormente, Cássio Santana ocupou a posição de superintendente-geral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Assessoria
Foz do Iguaçu Há 57 minutos

Foz do Iguaçu sedia o 37º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, reunindo gestores de todo o país

Gestores, técnicos, pesquisadores e representantes das esferas municipal, estadual e federal de saúde discutem sobre o fortalecimento do SUS

Reservatório da Itaipu. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional
Itaipu Há 8 horas

Itaipu investirá em monitoramento com câmeras e radares em toda a extensão do reservatório

Tecnologia faz parte dos quase R$ 170 milhões em investimentos da Binacional em inteligência para segurança da fronteira

Fotos: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional
Itaipu Há 8 horas

Evento na COP30 destaca papel da empresa pública na transição ecológica

Realizado no Pavilhão Brasil da Zona Azul, evento reuniu presidentes de algumas das principais empresas públicas ligadas ao governo brasileiro, com mediação da ministra Esther Dweck

Engenheiros já mapearam 80% das casas danificadas por tornado em Rio Bonito do Iguaçu Foto: Arnaldo Neto/AEN
Rio Bonito do Iguaçu Há 8 horas

Engenheiros já mapearam 80% das casas danificadas por tornado em Rio Bonito do Iguaçu

O trabalho envolve cerca de 50 engenheiros e arquitetos voluntários, que se dividiram em cinco regiões da cidade para realizar inspeções técnicas em cada imóvel. O objetivo é produzir laudos oficiais que irão embasar o plano de reconstrução e a liberação de recursos públicos para reparos ou demolições.

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Rio Bonito do Iguaçu Há 8 horas

1,3 mil famílias de Rio Bonito do Iguaçu já foram cadastradas para receber recursos do Estado

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) realizou até a tarde desta segunda-feira (10) o cadastramento de 1.337 famílias em situação de vulnerabilidade social atingidas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado. A ação pode permitir o acesso a recursos financeiros para reconstrução de moradias.

Marechal Cândido Rondon, PR
27°
Tempo nublado
Mín. 17° Máx. 28°
27° Sensação
3.14 km/h Vento
41% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h43 Nascer do sol
18h57 Pôr do sol
Quarta
23° 19°
Quinta
23° 18°
Sexta
26° 19°
Sábado
25° 19°
Domingo
22° 18°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,27 -0,33%
Euro
R$ 6,11 -0,14%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 575,668,42 -2,35%
Ibovespa
157,711,90 pts 1.58%
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...
Lenium - Criar site de notícias