
Representantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) de Foz do Iguaçu realizaram, recentemente, uma visita técnica aos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba e Ponta Grossa. A iniciativa teve como principal objetivo conhecer de perto experiências bem-sucedidas na execução e regulamentação do Banco de Projetos, instrumento fundamental para o fortalecimento do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI).
Durante as visitas, a equipe pôde acompanhar o funcionamento das ferramentas utilizadas pelos municípios, esclarecer dúvidas e dialogar sobre boas práticas e estratégias adotadas na gestão de projetos voltados à pessoa idosa. O intercâmbio permitiu avaliar possibilidades de adaptação dessas iniciativas à realidade de Foz do Iguaçu, contribuindo diretamente para o aprimoramento dos processos locais.
“A ação reforça o compromisso do Conselho com a inovação e a qualificação contínua da política de atendimento à população idosa. Nosso objetivo com a visita técnica é assegurar que o Banco de Projetos do FMDI esteja em total conformidade com as normas e diretrizes estabelecidas, garantindo lisura, efetividade e transparência na implantação dessa ferramenta”, destacou o presidente do CMDI de Foz, Sérgio Batista de Paula.
A comissão também visitou instituições parceiras e equipamentos de atendimento nos dois municípios: a Santa Casa, a APAE e a ILPI Lar das Vovozinhas Balbina Branco, em Ponta Grossa; e a ILPI Casa da Oma e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano.
O CMDI de Foz do Iguaçu trabalha para implementar o Banco de Projetos no município, iniciativa que permitirá ampliar a captação de recursos por meio de doações via Imposto de Renda de pessoas físicas ou jurídicas, além do cofinanciamento direto de iniciativas sociais. O mecanismo irá fortalecer o financiamento de projetos desenvolvidos por entidades que atendem a população idosa, assegurando a proteção e a promoção dos direitos fundamentais e humanos desse público.