
Amanhã (11), é o último dia para realizar o cadastro presencial para as castrações gratuitas de cães e gatos oferecidas pelo Castrapet, programa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu. As inscrições estão sendo realizadas no Centro de Convivência Clovis da Cunha Viana, no bairro Lagoa Dourada, região de Três Lagoas. Podem participar protetores independentes, ONGs e tutores inscritos no CadÚnico. É possível fazer inscrição previamente pelo link:https://governodigital.foz.pr.gov.br/governo-digital/servicos/solicitacao-de-castracao-animal-castrapet
Nesta primeira etapa da gestão Silva e Luna, estão previstas cerca de 182 castrações diárias, de segunda a sexta-feira, além de 162 procedimentos no sábado. Segundo o diretor da DIBA, Wilson Batista, as inscrições online seguem abertas até janeiro de 2026, servindo como banco de dados para as próximas fases do programa – que, no ano que vem, será ampliado com atendimentos pelas clínicas credenciadas pelo município.
“O atendimento presencial, iniciado em 04 de dezembro, encerra amanhã (11), o atendimento pode ser feito das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Centro de Convivência Clovis da Cunha Viana. É necessário levar documento com for e comprovante de residência”, explicou Batista.
Os procedimentos serão realizados entre os dias 15 e 20 de dezembro, em novo local, no Centro de Eventos do CTG Charrua, na região da Vila A, onde mais de mil animais devem ser atendidos.
O Castrapet é uma ação do Governo do Estado e Instituto Água e Terra (IAT), com apoio da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente destaca que toda a equipe da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBA) está mobilizada para a execução do programa.
Esta etapa do Castrapet foi viabilizada graças ao envio de R$ 380 mil em emendas parlamentares dos deputados Alisson Wandschheer, Denian Couto, Hussein Bakri e Marcio Pacheco.
“Recebemos a missão de apoiar essa importante iniciativa em parceria com o Governo do Estado e o IAT. Desde novembro nossas equipes se preparam para esta grande ação. Além da castração, os animais serão chipados e os tutores receberão uma cartilha educativa sobre cuidados responsáveis”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Idelson Chaves.