
Há um ano, em uma iniciativa pioneira, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), selou uma parceria estratégica com a AACD. A colaboração tem o objetivo de ampliar e aprimorar o atendimento aos pacientes e otimizar o uso de recursos. Em 2025, até novembro, o Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), por meio do Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Xavier (CHR) em Curitiba, realizou mais de 75,3 mil atendimentos com foco na reabilitação física, auditiva e visual.
O volume de atendimentos no CHR inclui consultas médicas e terapias multidisciplinares, como fisioterapia aquática, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, terapia ocupacional, psicologia e serviço social com pacientes de todas as regiões do Estado. No âmbito hospitalar, o CHR também alcançou um marco de 3.238 cirurgias neste ano até novembro, um volume de procedimentos 20,7% maior do que o mesmo período de 2024 quando foram realizadas 2.682 cirurgias.
Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a parceria e os números reforçam o compromisso do governo com a saúde e a reabilitação. "A parceria com a AACD e a criação do Complexo Silvio Santos representam um avanço inestimável para a saúde do nosso Estado. Estamos construindo um futuro onde a reabilitação é acessível e de excelência para todos os paranaenses, garantindo dignidade e qualidade de vida. É um trabalho contínuo que reflete nosso compromisso com a população", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL – Um grupo de profissionais do CHR, incluindo fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos e gerentes, participou de uma imersão na AACD em São Paulo e continua envolvido em programas de educação continuada à distância.
Essa experiência permitiu a incorporação de novos conhecimentos e o aprimoramento das práticas clínicas, com destaque para a introdução da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) no dia a dia do hospital e a construção de um Plano Terapêutico Singular (PTS). Para os pacientes, significa uma abordagem mais personalizada e eficaz no monitoramento do progresso de cada tratamento.
A adoção dos protocolos da AACD no Centro Hospitalar de Reabilitação (CHR) Ana Carolina Xavier, especialmente nos atendimentos globais adultos, resultou na melhoria na organização dos fluxos de atendimento e na redução do tempo de resposta aos pacientes.
As reuniões semanais com equipes multidisciplinares, envolvendo todos os profissionais da área assistencial, garantem a discussão de casos, o monitoramento do progresso, o ajuste dos planos de tratamento, o fortalecimento do processo de transferência do cuidado para os serviços de origem e garantem ainda a continuidade da reabilitação após a alta hospitalar.
“O trabalho desenvolvido pelo Centro Hospitalar de Reabilitação, em conjunto com a AACD, é um exemplo de como a integração entre instituições públicas e entidades de referência nacional pode elevar a qualidade do atendimento no SUS. Esse avanço reafirma nosso compromisso com a reabilitação integral e com o fortalecimento da rede estadual de saúde”, explicou o secretário.
REABILITAÇÃO – Plínio Biscaia, de 29 anos, é morador de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, e um dos milhares de pacientes atendidos pelo hospital. Em junho de 2023, ele sofreu um grave acidente de trabalho que resultou em uma fratura na coluna cervical e uma lesão na medula. Ele recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e foi encaminhado para o Hospital do Trabalhador, em Curitiba, onde foi submetido a uma cirurgia e ficou sob os cuidados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por sete dias. Como consequência do acidente, Plínio perdeu os movimentos do corpo.
Plínio relata que o atendimento de urgência foi essencial para a sua sobrevivência e recuperação inicial. "O Samu foi bem ágil, em poucos minutos estava ali. Fui transferido com o máximo de cuidado. Cheguei no hospital com sintomas de parada cardiorrespiratória e de imediato foi feito o exame, que confirmou que tinha lesionado mesmo a C5 [vértebra 5 da coluna cervical] e parcialmente a medula”, contou.
Com quadro estabilizado, o paciente foi transferido para a UTI do Centro de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, onde ficou por dois meses. Depois, foi encaminhado para a enfermaria do Centro de Reabilitação e permaneceu por mais 39 dias antes de receber alta hospitalar.
Desde então, Plínio mantém acompanhamento com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos da equipe do Centro de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier. O paciente teve melhora do quadro, recuperou parte da mobilidade e conseguiu evoluir da cadeira de rodas para o andador.
Plínio destacou o papel fundamental da equipe multidisciplinar do CHR e o suporte oferecido à família. "O hospital dá a oportunidade para o acompanhante ficar com o paciente. Eu não me mexia, eu não falava e ali a família está junto, lado a lado. Também aprende passo a passo para depois a gente praticar o restante da reabilitação em casa", explicou.
Em fevereiro de 2025, Plínio conseguiu, pela primeira vez desde o acidente, ficar em pé sem apoios. Um marco de maior autonomia, superação e reflete o progresso físico do paciente. A fisioterapia aquática foi um divisor de águas na sua reabilitação. "Foi com a fisioterapia na água que houve um enorme avanço. Com três aulas de fisioterapia, eu comecei a sentir o calor da água e ter força para fazer a marcha. Todo o ganho que eu tive foi pelos profissionais e hospital", observou.
INVESTIMENTOS – No ato da assinatura da parceria, o Governo do Paraná também anunciou a construção do Complexo de Reabilitação Silvio Santos com investimento de R$ 65 milhões. A nova unidade, localizada ao lado do Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, unificará serviços já existentes, como o Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio Palatal (Caif), e ofertará novos serviços, como ambulatório de marcha e uma oficina ortopédica para confecção, adaptação e manutenção de Órteses, Próteses e Meios de Locomoção (OPMAL). Além disso, contará com um novo centro cirúrgico para ampliar a oferta de procedimentos ortopédicos, neurológicos e urológicos. Ele está na fase de estruturação do projeto.