
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), o novo Plano Nacional de Educação (PNE), documento que estabelece metas e diretrizes para os próximos dez anos da educação brasileira. Entre os principais pontos do texto estão a ampliação dos investimentos no setor, a valorização de profissionais da educação e a expansão da educação integral, do acesso à creche e aos Centros de Educação Infantil (CEIs).
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), vice-presidente e membro titular da Comissão de Educação há quatro mandatos consecutivos, comemorou o resultado e destacou a importância da aprovação.
“Grande vitória da educação. Está aprovado aqui, na Comissão Especial, o Plano Nacional de Educação. Dez anos, metas, objetivos e, principalmente, ampliação de investimento. É isso que a educação precisa, valorizar melhor os nossos professores e professoras, os funcionários de escola, das nossas universidades, dos institutos federais; ampliar a educação integral; ampliar o acesso à creche, aos Centros de Educação Infantil”, afirmou.
Segundo o parlamentar, a aprovação do PNE é fruto de um amplo processo de diálogo com a sociedade, iniciado com a retomada das conferências municipais, estaduais e nacional de educação. Ele reforçou ainda a necessidade de que o texto avance com rapidez para o plenário da Câmara.
“Nós temos, com agilidade agora, de levar este tema para o plenário e aprovar ainda este ano, porque o Brasil merece o melhor, um grande Plano Nacional de Educação”, disse.
Zeca Dirceu também ressaltou seu compromisso pessoal com a pauta educacional e lembrou que é o único deputado federal do Paraná a compor, como titular, a Comissão de Educação de forma ininterrupta ao longo de quatro mandatos.
“Eu sou apaixonado pela educação. Me orgulho muito de ser o único deputado federal do Paraná, entre os 30, que está aqui lutando pela educação como titular da Comissão de Educação por quatro mandatos consecutivos. Que essa conquista, que é a aprovação do PNE, fique como uma prova do nosso compromisso verdadeiro com a educação e do quanto a educação voltou a ser uma grande prioridade com o presidente Lula governando o nosso país”, declarou.