
Entre os atendimentos, 1.502 foram reclamações registradas na plataforma ProConsumidor e 825 referem-se a demandas encaminhadas pelo portal da Prefeitura de Foz. Outros 9.579 atendimentos ocorreram por telefone. A média diária de atendimento variou entre 25 e 30 consumidores.
A prestação de serviços financeiros foi a categoria com maior número de reclamações ao longo do ano, somando 907 denúncias. Em seguida, aparecem os serviços de telecomunicações, com 419 registros, e produtos em geral, que totalizaram 218 reclamações.
O diretor do Procon de Foz do Iguaçu, Sidney Calixto, destaca que o órgão teve atuação firme e contínua em 2025: “Nosso foco foi orientar à população, além de intensificar a fiscalização. Trabalhamos para proteger o consumidor, orientar fornecedores e agir prontamente sempre que identificamos práticas abusivas. O objetivo é assegurar relações de consumo mais equilibradas e transparentes em Foz do Iguaçu.”
Campanhas informativas
O Procon de Foz do Iguaçu desenvolveu, ao longo de 2025, um conjunto de ações educativas voltadas à proteção e orientação do consumidor. As iniciativas incluíram campanhas de prevenção à adulteração de bebidas alcoólicas, com foco na identificação de fraudes e riscos à saúde, além de ações de inclusão voltadas a orientar estabelecimentos sobre o atendimento adequado a famílias com pessoas com TEA. O órgão também promoveu campanhas contra a comercialização de produtos vencidos em mercados e supermercados, divulgou orientações preventivas pelas redes sociais da Prefeitura e participou do Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira, realizado no mês de novembro.
Durante a Black Friday no Paraguai, o Procon atuou em parceria com a OAB Foz do Iguaçu e o Conselho de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira (CodeTri) na orientação direta a consumidores brasileiros. A ação ocorreu em um evento que registrou fluxo superior a 300 mil pessoas e teve como foco esclarecer direitos e deveres em relações de consumo transfronteiriças.
Canais de atendimento
As solicitações de atendimento ao Procon podem ser feitas presencialmente na Avenida Brasil, 1172, no Centro, pelo telefone (45) 2105-8700 ou pelo WhatsApp (45) 99820-0235. As reclamações também podem ser registradas pelo site da Prefeitura de Foz do Iguaçu, na página: https://sistemas.pmfi.pr.gov.br/RP/SMTIPublico/Procon/reclamacao