
O prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, recebeu nesta quinta-feira (11) o governador Ratinho Junior. No final da manhã, o governador vistoriou e entregou as obras da Perimetral Leste, uma infraestrutura viária estratégica executada pelo governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), em parceria com a Itaipu Binacional. Grande parte dos recursos foi liberada pelo próprio General Silva e Luna quando ocupou o cargo de Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu.
A vistoria também contou com a presença do secretário estadual das Cidades, Guto Silva; do secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos; do presidente do Detran-PR, Santin Roveda; do vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Ricardinho Nascimento; além de prefeitos da região, secretários municipais, vereadores e funcionários do consórcio responsável pelas obras.
A entrega permite que a Ponte da Integração Brasil–Paraguai, com inauguração prevista para o próximo dia 19, entre em operação definitiva assim que os órgãos federais estiverem instalados. A expectativa é de que a nova rota alivie significativamente o tráfego da Ponte da Amizade, hoje a fronteira mais movimentada do Brasil.
A Perimetral Leste conta com 14,7 quilômetros de pavimentação, conectando a BR-277 diretamente à nova ponte e retirando o tráfego pesado de caminhões do perímetro urbano de Foz do Iguaçu. O investimento total foi de R$ 443,9 milhões, sendo R$ 86,8 milhões aplicados pelo Governo do Paraná, via Secretaria de Infraestrutura e Logística.
Segundo Fernando Furiatti Saboia, diretor-geral do DER, “a entrega simbólica reconhece o papel significativo do General Silva e Luna, que está conosco neste momento histórico”.
“Estamos entregando um conjunto de obras há muito tempo aguardadas. A Perimetral está absolutamente concluída e liberada. A autoridade de trânsito no trecho é, neste momento, o governo do estado”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
O governador Ratinho Junior enfatizou que o trânsito na Perimetral Leste já está oficialmente liberado. “Concluímos a parte que cabia ao Paraná e entregamos a alfândega e toda a estrutura ao governo federal. No caso da Perimetral Leste, a autoridade no trecho é do DER/PR, e ela já pode ser usada”, explicou. “Agora cabe aos órgãos federais estruturarem internamente as aduanas para dar início aos trabalhos, o que permitirá o trânsito na fronteira”.
O governador destacou ainda o caráter histórico da obra. “Esta era uma intervenção esperada e prometida há quase 40 anos, realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Itaipu Binacional”.
O prefeito General Silva e Luna afirmou que o momento é de grande emoção. “O trabalho foi intenso, mas valeu a pena. Desde que cheguei a Foz do Iguaçu, estamos trabalhando para transformar a cidade em um ambiente ainda melhor. São obras importantes e necessárias. Estivemos no início dessa jornada, em 2019, como diretor-geral brasileiro da Itaipu, e agora acompanhando esse momento. Isso é unidade; juntos podemos fazer mais. Vamos seguir trabalhando em novas ações e obras estruturantes, sempre buscando fazer mais e melhor para atender a querida população de Foz do Iguaçu e nossos visitantes”.
O prefeito ressaltou ainda que a entrega da Perimetral Leste representa um avanço decisivo para a mobilidade urbana e para o transporte internacional na região trinacional.
A Perimetral Leste, portanto, está oficialmente liberada para uso. A conclusão do empreendimento permitirá que a Ponte da Integração Brasil–Paraguai seja utilizada de maneira definitiva assim que a Receita Federal e as forças federais concluírem sua instalação no local, o que deve desafogar o intenso fluxo atualmente concentrado na Ponte da Amizade. A inaguração dessa segunda Ponte entre Brasil e Paraguai está prevista para o próximo dia 19.



