
Nesta segunda-feira (15), o vereador rondonense Fernando Nègre protocolou o requerimento n° 555/2025 solicitando informações da Secretaria Municipal de Saúde a respeito do desabastecimento de fórmula infantil específica para crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), na Farmácia Básica.
O vereador aponta que o produto, essencial à alimentação de lactentes com restrição severa, passou a estar indisponível, gerando preocupação devido ao alto custo no mercado privado.
Fernando Nègre pede que seja esclarecida a situação atual do estoque de fórmulas, a indicação das marcas e tipos previstos no protocolo municipal; a data exata e o motivo formal do desabastecimento (como falha de compra, atraso de fornecedor, ou problema logístico); e o número estimado de crianças atendidas com diagnóstico de APLV.
O vereador também questiona o fluxo oficial de fornecimento, incluindo a periodicidade e a quantidade mensal disponibilizada. Por fim, solicita informações sobre o planejamento de estoque mínimo preventivo e o monitoramento para evitar novas faltas do insumo.