Nem Tadeu, nem Backes e nem Sauer. Gordinho do Suco é disparado o nome mais forte do grupo de situação na corrida eleitoral para prefeito de Marechal Cândido Rondon. É o que revela a nova pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta-feira (06) pelo Programa do Picolo.
Incluído pela primeira vez na sondagem que apresenta oito nomes como pré-candidatos a prefeito, Gordinho (União) aparece com 22,9%, sendo o nome situacionista que mais se aproxima do líder da pesquisa, o vereador de oposição Arion Nasihgil (PP), que segue na frente, com 28,3% das intenções de voto.
Bem atrás dos dois aparecem o vereador Vanderlei Sauer (União) com 10,3%, o secretário de Agricultura Adriano Backes (União), com 9,1% e o empresário Elizeu “Tadeu” dos Reis (sem partido), com 7,4%.
Também foram sondados os nomes de Palagano (PSOL), que apareceu com 2%, do vereador Dionir (União), que apareceu com 1,4% e do secretário Claudinho (PP), que apareceu com 1,1%.
Brancos e nulos representam 5,4% e 12% dos entrevistados não responderam ou não sabem.
Na pesquisa anterior, divulgada por Picolo em 21 de julho, o nome de Gordinho, Dionir e Claudinho não constavam na pergunta estimulada. Depois disso eles manifestaram intenção de eventualmente disputar cargo na majoritária e, por isso, foram incluídos.
Segundo o comunicador Anderson Picolo, o mesmo critério também definiu pela exclusão dos nomes da ex-primeira-dama Maria Cleonice Froehlich (MDB), do assessor parlamentar Fernando Nègre (PT) e da secretária de Saúde Marciane Specht (União), que nunca manifestaram intenção de disputar a prefeitura.
Apesar de na pesquisa de julho, Gordinho do Suco não ter sido sondado para prefeito, na questão sobre quem é o vereador mais atuante, ele apareceu com impressionante 37,1% das opiniões, bem à frente do segundo colocado, Arion, que aparecia com 13,1%.
A pesquisa também simulou alguns confrontos diretos entre pré-candidatos. Alguns destes confrontos têm chances reais de acontecer. Outros dificilmente acontecerão, mas serve para avaliar a força entre pré-candidatos de um mesmo grupo político.
Segundo Anderson Picolo, os confrontos diretos simulados leva em consideração os quatro melhores colocados da pesquisa anterior.
Nas possibilidades de confrontos envolvendo o vereador Arion Nasihgil contra nomes da situação, em todas o oposicionista leva vantagem. A margem mais apertada é contra Sauer (48,3% contra 28,6%) e a mais folgada é contra Tadeu (56,6% contra 20,6%).
Infelizmente não houve sondagem para eventual confronto entre Arion e Gordinho, pois ele não constava no levantamento anterior. Na próxima pesquisa, que será divulgada no dia 22 de dezembro, o nome de Gordinho constará.
Confira a seguir os confrontos simulados:
Mín. 20° Máx. 29°