O Rotary Club de Marechal Cândido Rondon - Guarani, iniciou recentemente o programa Mobilidade para Todos, que tem por finalidade destinar cadeiras de rodas para pessoas da comunidade rondonense que necessitam deste meio para se locomover.
O Rotary Guarani se inscreveu para participar deste projeto pela primeira vez na gestão 2021-2022, ano que a presidente era Justina Metzner (Tina) e em maio do último ano houve o primeiro treinamento para montagem das cadeiras.
O clube recebeu a primeira leva em julho com novos treinamentos e envolvimento de mais companheiros. Cristian Mensch e Rafael Schroder participaram do processo de orientações até a montagem das cadeiras de rodas da FREE WHEELCHAIR MISSION.
Outros clubes rotarianos também receberam as cadeiras de rodas e com o auxílio de Cristian, a montagem e destinação delas também aconteceu. "O projeto é além de tudo uma maneira grandiosa de unir vários clubes e fazer com que a demanda necessária destes itens chegue a quem precisa. É motivo de orgulho para nós fazermos parte deste projeto", pontua o companheiro Cristian.
O presidente do Rotary Guarani, Ronaldo Rossarolla, lembra que o clube juntamente com seus companheiros já participou e participa da realização de outras ações, como por exemplo, da aquisição dos lacres e das tampinhas, que são revertidas na aquisição de cadeiras de rodas. "Participar de mais este programa é enriquecedor para o clube, pois é mais uma forma de conquistarmos cadeiras de rodas de diversos tamanhos e beneficiar assim crianças a adultos”, enaltece.
O companheiro de clube, Rafael Schroeder, relata que é uma alegria muito grande fazer parte desse projeto. "A primeira parte do projeto é ir conhecer as famílias, conhecer as suas realidades e dificuldades. Após a primeira conversa tiramos as medidas das pessoas que utilizarão as cadeiras e assim que as recebemos pudemos fazer as entregas. Ver a alegria e a emoção de cada cadeirante e de seus familiares recebendo as cadeiras é algo incrível. Podemos levar um pouquinho mais de conforto para essas famílias e a alegria deles é a nossa alegria”, conclui.
Para receber as cadeiras do Programa de Mobilidade para Todos, os Clubes de Rotary precisam seguir rigorosamente as regras do programa, que tem como base treinamentos e auditorias realizadas da seguinte forma: anualmente serão oferecidos dois treinamentos e participação de pelo menos dois membros do clube é obrigatória; as cadeiras devem ser entregues montadas e ajustadas de acordo com o beneficiário; após o recebimento das cadeiras o Rotary Club deverá informar a data que as cadeiras de rodas estarão montadas para que seja agendada a auditoria; Rotary Clubes serão auditados para verificar a montagem e entrega das cadeiras; para prestação de contas é necessário preencher um formulário on-line com duas fotos de um beneficiário antes e depois de receber a cadeira de rodas e ser contado um breve histórico de vida.
História do projeto
Em 2005, o Governador Distrital do Rotary 4630, na gestão de 2007-2008, Amaury Cesar Cruz Couto, foi líder de Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE), nos Estados Unidos) e soube da intenção do Rotary na Califórnia em efetuar um projeto de subsídios equivalentes doando cadeiras de rodas.
Devido à complexidade do projeto de receber uma doação internacional, o Rotary Maringá Norte assumiu o projeto sob a coordenação do Rotary Club de Maringá Parque do Ingá.
Assim nasceu o 1º Projeto de Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária, em parceria com o Rotary Santa Barbara Sun Rise da California – USA, que compraram da Free Wheelchair Mission (FWM) e agraciaram com o primeiro contêiner que chegou em 2006.
Três anos mais tarde, o Rotary Club de Cianorte - Furquim de Castro, foi contemplado nos mesmos moldes do projeto anterior com subsídios equivalentes da Fundação Rotária. Em 2011 o projeto foi com o Rotary de Maringá - Parque do Ingá e envolveu 15 Rotary Clubs, sendo oito de Maringá e dois da região e cicno Rotary Clubs da Alemanha e Fundação Rotária, levantou-se o montante de US$ 25.000,00 para a compra das cadeiras de rodas.
Com este histórico de recebimento de doações, a Free Wheelchair Mission, a partir de 2014, começou a enviar cadeiras de rodas de forma gratuita para a ANPR, com supervisão do Rotary Maringá - Parque do Ingá.
Logística
A logística de um projeto desta envergadura é bem ampla, pois inicia-se com a FWM arrecadando fundos com doações, eventos e maratonas nos Estados Unidos. Depois identificam os países que receberão as doações. Cada parceiro internacional relaciona o tamanho e modelo de cadeiras de rodas e o fornecedor na China produz de acordo com o pedido.
Com a produção pronta, as cadeiras desmontadas são acondicionadas em caixas, colocadas em contêiners de 40´ e despachadas via marítima para o porto do destino.
A distribuição no Paraná é efetuada por rotarianos de clubes habilitados que passam por treinamentos onde aprendem desde a identificação dos usuários, medições, montagem, até os ajustes das cadeiras, conforme o perfil dos usuários.
O programa Mobilidade para Todos, coordena a parceria com a FWM, os treinamentos e a distribuição no Estado do Paraná. Também se preocupa em seguir as regras e agir com transparência na seleção das famílias beneficiadas, assim como no bem-estar dos usuários.