
Por volta das 6h desta quinta-feira (8), a Polícia Civil de Santa Catarina prendeu um policial militar suspeito de cometer estupro de vulnerável. O sargento da Polícia Militar do Estado do Pará, Adriano Augusto Silva David, de 46 anos, teria abusado de crianças com idades entre 6 e 12 anos, dentre elas a própria sobrinha, na cidade de Altamira, no Pará. O homem estava foragido desde julho de 2023 e foi localizado em Blumenau, no Vale do Itajaí.
Os agentes prenderam o então sargento da Polícia Militar quando ele estava saindo de sua residência, localizada no Bairro Velha Central. Em seguida, o encaminharam ao Presídio Regional de Blumenau, onde permanece à disposição da justiça.
A prisão ocorreu após troca de informações entre as Polícias Civis de ambos os estados.
De acordo com o relato das crianças, o policial militar aproveitava-se de passeios. O abusos ocorriam durante idas a balneários, passeios ao cinema e ainda na própria casa do sargento, em ‘festa do pijama’, na presença da esposa e filha. Ainda, o suspeito, conforme relatos aos policiais, usva a arma embaixo da cama para amedrontar vítimas.
A Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente em Altamira acompanha o caso. Vale salientar que exames feitos nas crianças comprovaram a prática de abuso sexual. Adriano teria feito ao menos quatro vítimas.
Em Nota, quando decretada a prisão em 2023, a Polícia Militar do Pará informou que “não compactua com desvios de conduta por parte dos seus integrantes, sendo uma instituição pautada na ética e baseada na preservação dos direitos humanos; a PM Pará ressalta que o caso tramita em segredo de Justiça e que a Corregedoria-Geral está atuando dentro de suas atribuições legais, realizando diligências para cumprir mandado de prisão expedido em desfavor do policial militar, que está foragido; a Corregedoria-Geral da PM vai instaurar um processo administrativo para apurar a conduta do militar em questão”.