
O município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, fechou 2025 com 100% da iluminação pública composta por lâmpadas de LED, beneficiando uma população de 127 mil pessoas (IBGE, 2022). A conquista foi possível graças a um convênio com a Itaipu Binacional, que viabilizou a instalação de 2.151 luminárias com a nova tecnologia, em substituição às lâmpadas de vapor de sódio, vapor metálico e vapor de mercúrio.
No total, Pinhais soma agora 13.267 pontos de iluminação em LED, contemplando 15 bairros. A modernização do sistema começou em 2016 e foi intensificada no último ano, com o apoio da Binacional.
“A Itaipu tem como compromisso apoiar os municípios na transição para soluções mais eficientes e sustentáveis. O projeto de iluminação em LED em Pinhais é um exemplo concreto de como a parceria entre instituições pode gerar benefícios diretos para a população”, declarou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.
Além de melhorar a iluminação e a segurança nas ruas, as lâmpadas de LED geram economia. De acordo com o município, cada ponto de luz com tecnologia antiga consumia, em média, 70 kWh por mês. Hoje. Esse número caiu para 40 kWh, representando uma economia de aproximadamente 40% no consumo de energia elétrica.
Outra vantagem está relacionada à manutenção do sistema: as luminárias com tecnologia em LED têm vida útil acima de 50 mil horas, ante 24 mil a 32 mil horas das lâmpadas de vapor de sódio.
“Os resultados já estão sendo observados, uma vez que em 2025 houve redução das manutenções da ordem de 35%, quando comparado com anos onde o parque de iluminação pública era predominantemente com lâmpadas de vapor de sódio”, declarou o diretor do Departamento de Manutenção da Semop, Wellington Linconl Chimanski de Souza.
O investimento da Itaipu no convênio foi de R$ 2.301.727,43, com contrapartida de R$ 58.275,00 do município.