
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) comunica e incentiva as entidades sociais que atuam em diversas cidades do estado a participarem do Edital Nº 01/26 da Itaipu Binacional, que será lançado na próxima terça-feira (20). Com recursos totais de R$ 100 milhões, o edital é uma importante iniciativa para fortalecer o trabalho de organizações da sociedade civil.
O parlamentar ressaltou a relevância da oportunidade. "Este é um momento importante para nossas entidades sociais captarem recursos e ampliarem seu impacto transformador nas comunidades. A Itaipu, em parceria com a Caixa Econômica Federal, está abrindo uma porta e precisamos garantir que as organizações, especialmente as que atendem aos públicos prioritários, estejam informadas e preparadas para participar", declarou Zeca Dirceu.
Como participar
O edital será detalhado em uma transmissão ao vivo no canal oficial da Itaipu no YouTube, no dia 20 de janeiro, a partir das 14h. Técnicos da Diretoria de Coordenação da Binacional explicarão as regras e esclarecerão dúvidas. O deputado recomenda que os representantes das entidades acompanhem a live.
Público-prioridade e eixos de atuação
O deputado destacou que o edital prioriza projetos voltados para povos originários, mulheres, crianças, idosos, população afrodescendente, pessoas com deficiência, agricultores familiares, catadores de recicláveis e pescadores artesanais.
Os projetos devem se enquadrar em um dos três eixos principais, que são Desenvolvimento Comunitário, Produção Sustentável, Saúde e Bem-estar Social. Dentro desses eixos, há oito linhas de atuação, como educação popular, economia solidária, segurança alimentar e promoção da igualdade de gênero, raça e diversidade”, explicou Zeca Dirceu, que acompanhou os editais anteriores da Itaipu Mais Que Energia.
Prazos e processo seletivo
As entidades interessadas têm até 20 de fevereiro para cadastrarem suas propostas. O processo seletivo contará com cinco etapas, desde a inscrição até a execução dos projetos, com a previsão de divulgação dos resultados em 20 de março. Os recursos serão gerenciados pela Caixa Econômica Federal por meio do Sistema Bússola.
Apoio do Mandato
O deputado Zeca Dirceu colocou novamente o mandato à disposição das entidades sociais para auxiliar na divulgação das informações e no entendimento do edital. "Nosso mandato está de portas abertas para ajudar as organizações que tanto contribuem para o desenvolvimento social das nossas cidades. Vamos juntos garantir que esses recursos cheguem a quem realmente transforma vidas", finalizou.