Atletas e treinadores do judô de Marechal Cândido Rondon participam, entre os dias 20 e 24 de janeiro, do Shotyugueiko, tradicional encontro de treinamento intensivo de verão, que está sendo realizado na cidade de Curitiba. O termo, de origem japonesa, refere-se a um período especial de preparação técnica e física voltado ao alto rendimento esportivo.
O evento é organizado pela equipe do Instituto Ohayo, da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) da capital paranaense, e é considerado uma imersão essencial para atletas que buscam evolução técnica e melhores resultados em competições.
Durante o encontro, os participantes realizam três treinos diários de alto rendimento, com duração de duas horas cada, totalizando seis horas de treinamento por dia, além de palestras voltadas ao desenvolvimento esportivo e pessoal.
Os treinamentos são conduzidos por professores e treinadores de destaque no estado, responsáveis pela preparação de atletas com expressivos resultados em competições estaduais, nacionais e internacionais.
A relevância do Shotyugueiko atrai judocas de diversas regiões do Brasil e também de países vizinhos, como a Argentina, promovendo intercâmbio técnico, cultural e esportivo, além de fortalecer o judô em nível regional e nacional.