
O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, em convênio com a Itaipu Binacional, deu início à organização do projeto Verão Itaipu Mais que Energia, iniciativa que leva atividades esportivas e culturais à região dos 16 municípios lindeiros. As atividades serão realizadas de 21 de fevereiro a 29 de março.
O Verão Itaipu Mais que Energia é organizado nos mesmos moldes do Mais Verão ao Lago de Itaipu, que teve a última edição em 2024. De acordo com a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, o projeto começou a ser elaborado no ano passado, em conjunto com a Itaipu Binacional, dentro do convênio do programa Esporte e Cultura Itaipu Mais que Energia.
“A primeira ação é o Verão Itaipu Mais que Energia. As datas das atividades esportivas foram definidas juntamente com as prefeituras e os profissionais de esportes, respeitando compromissos já existentes entre os municípios, o Governo do Estado e outras entidades”, explicou.
A proposta é realizar ações em cerca de três municípios por final de semana, de forma sincronizada, alternando localidades mais distantes e modalidades diferentes. “A ideia é possibilitar que as pessoas participem em vários municípios e aproveitem o verão com uma grande intensidade de ações e atividades”, destacou a diretora.
Segundo o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, a iniciativa está alinhada com os objetivos da empresa, de promover o desenvolvimento sustentável do território, unindo esporte, cultura e contato com a natureza. “Isso é possível graças ao patrimônio natural que Itaipu preserva, no reservatório e nas áreas protegidas, com praias de excelente balneabilidade que proporcionam qualidade de vida para as comunidades dos municípios lindeiros”, afirmou.
Para os municípios, a retomada do projeto representa um importante reforço no incentivo ao esporte e à cultura. O secretário de Cultura e Esportes de Itaipulândia, Everton Carvalho dos Santos, ressaltou a relevância da iniciativa. “Recebemos com grande alegria este projeto que retorna com força. Para nós, é fundamental contar com o apoio da Itaipu, pois isso garante mais planejamento e mais recursos para a realização dos eventos”, afirmou.
Com a confirmação da participação dos 16 municípios lindeiros, o Verão Itaipu Mais que Energia reforça o compromisso do Conselho dos Lindeiros e da Itaipu Binacional com a promoção da qualidade de vida, do lazer e da integração regional por meio do esporte e da cultura.
Programação prévia
A programação do evento contempla diversos municípios e modalidades esportivas. Nos dias 21 e 22 de fevereiro, as atividades acontecem em Santa Terezinha de Itaipu, com futebol de areia; em Itaipulândia, com futebol 7; e em São Miguel do Iguaçu, com futevôlei de areia.
No final de semana de 28 de fevereiro e 1 de março, Foz do Iguaçu recebe competições de vôlei de areia; Mercedes sedia disputas de futebol society; e Terra Roxa promove partidas de beach tennis.
Já nos dias 7 e 8 de março, a programação segue em Entre Rios do Oeste, com vôlei de areia; em Diamante do Oeste, também com vôlei de areia; e em Guaíra, com a modalidade beach tennis.
No final de semana de 14 e 15 de março, as atividades esportivas ocorrem em São José das Palmeiras, com futebol de areia.
Nos dias 21 e 22 de março, em Missal, haverá futebol 7; em Marechal Cândido Rondon, beach tennis; e Pato Bragado, com competições de futebol de areia.
Encerrando a programação, nos dias 28 e 29 de março, Santa Helena realizará o vôlei de areia, mesma modalidade que ocorrerá em Medianeira. Mundo Novo (MS) organizará o beach tennis.
Verão Itaipu Mais que Energia
O Verão Itaipu Mais que Energia é parte do convênio Esporte e Cultura Itaipu Mais que Energia no Lago de Itaipu, firmado entre o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Itaipu Binacional e conta com participação da Rede de Esportes dos Lindeiros.




