
A pesquisa foi realizada pela Divisão de Estatística e Estudos Turísticos da SMTU e obteve resposta de 105 dos 121 meios de hospedagem em funcionamento na cidade e com alvará ativo.
A Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu divulga nesta sexta-feira (13) os resultados da pesquisa de expectativa de ocupação hoteleira para o Carnaval 2026. A média ficou em 80%, com empate nos números registrados nas pousadas e nos hotéis, ambos também com 80%.
Para o secretário de Turismo de Foz, Jin Petrycoski, o resultado é positivo: “Acredito que estamos conseguindo equilibrar o turismo de lazer com uma programação cultural atrativa para moradores e visitantes. O FozFolia vai movimentar a economia, gerar renda, fortalecer a cadeia do turismo e também ampliar a permanência do turista na cidade. Seguimos trabalhando de forma integrada para consolidar Foz como um destino competitivo o ano inteiro”, explica o secretário.
Segundo a chefe da Divisão de Estatística e Estudos Turísticos (DVEET), Sheila Domingues, desde 2022 a expectativa de ocupação dos hotéis em Foz durante o Carnaval costuma ser superior à das pousadas, em uma margem que já chegou a 7%. Neste ano, porém, a pesquisa revelou um cenário inédito de empate. “Isso confirma a excelência do nosso setor de hospitalidade. O turista atual demonstra confiança tanto na grande infraestrutura hoteleira quanto no acolhimento das pousadas, evidenciando que o Destino Iguaçu mantém uma curva ascendente de competitividade em todos os seus segmentos, o que fortalece e dinamiza toda a nossa cadeia econômica local”, afirma.
A pesquisa foi realizada pela Divisão de Estatística e Estudos Turísticos da SMTU e obteve resposta de 105 dos 121 meios de hospedagem em funcionamento na cidade e com alvará ativo.
Carnaval em Foz do Iguaçu
A programação do FozFolia, realizado pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural, tem início nesta sexta (13), com o cortejo de blocos na Praça da Paz, às 18h, e a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo, Leonardo Moisés Galdino de Oliveira, e à Rainha do Carnaval 2026, Lívia Costa Santos, às 20h, pelo prefeito General Joaquim Silva e Luna.
No sábado (14), a partir das 18h, apresentam-se Afoxé Ogún Funmilaiyó, Maracatu Alvorada Nova, Pisêres de Embaúba, Forró di Fogueira e DJ. Às 22h, acontece o tão esperado show do Falamansa.
Já no domingo (15), das 16h às 20h, acontece o Carnaval da Saudade, com matinê de marchinhas, atividades infantis e shows de Pisêres de Embaúba, Samba Temperado, Samba de Boemia, Misturazz Samba Quinteto, João e os Bons Jovens, Mistura de Cores, Contratempo e Baile do Fumê.
Na segunda-feira (16), a partir das 18h, apresentam-se Afoxé Funmilaiyó, Maracatu Alvorada e os blocos Papai Urso e Demorei Mas Cheguei. Às 22h, também acontece o show de outra atração nacional: ImaginaSamba.
A programação termina na terça-feira (17). O dia começa às 16h, com o Carnaval da Saudade e shows de Kaburé Maracatu, Samba de Boemia, Misturazz Samba Quinteto, Ginga Samba, João e os Bons Jovens, Mistura de Cores, Baile do Fumê e InspiraSamba, e segue até as 23h.
O encerramento ocorre com a Canja do Galo Inácio, que completa 25 anos de atuação. A arrecadação das vendas será destinada a instituições sociais, como o Lar dos Velhinhos de Foz do Iguaçu.