Quarta, 18 de Fevereiro de 2026
22°C 35°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Projeto inédito do Deputado Bazana inaugura 4ª escola para APAE no Paraná

Programa pioneiro prevê 26 novas unidades de educação especial e avança com inauguração em Altamira do Paraná

Por: Redação Fonte: Assessoria/Pedro Paulo Bazana
18/02/2026 às 16h48
Projeto inédito do Deputado Bazana inaugura 4ª escola para APAE no Paraná
Assessoria/Pedro Paulo Bazana

Nesta sexta-feira (20), Altamira do Paraná viverá um momento histórico com a inauguração da nova Escola Doutora Zilda Arns (APAE). A unidade é a quarta escola construída dentro do maior programa de expansão da educação especial já realizado no Paraná — um projeto pioneiro idealizado e articulado pelo deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD) junto ao Governo do Estado, através do governador Ratinho Júnior.

A nova estrutura representa mais um avanço concreto na política de fortalecimento das APAEs e da inclusão educacional no Paraná, consolidando um trabalho iniciado há alguns anos e que já transforma a realidade de centenas de famílias em diferentes regiões do Estado.

A cerimônia de inauguração contará com a presença do governador em exercício Darci Piana, da prefeita de Altamira do Paraná Elza Aparecida da Silva, do presidente da APAE local José Hilton Alves Filho e de lideranças regionais e estaduais.

Projeto pioneiro no Paraná

O programa de construção de novas escolas para as APAEs foi idealizado por Bazana e posteriormente adotado pelo Governo do Estado como política pública. O objetivo é garantir estruturas modernas, acessíveis e adequadas para o atendimento de estudantes da educação especial, além de melhores condições de trabalho para profissionais e acolhimento às famílias.

Ao todo, o projeto prevê a construção de 26 novas escolas de educação especial em diferentes municípios paranaenses — um investimento histórico na área da inclusão.

“Esse é um projeto que nasceu do diálogo com as APAEs e com as famílias. Sabemos da importância dessas instituições e da necessidade de estruturas adequadas para oferecer dignidade, qualidade de ensino e atendimento especializado. Ver essas escolas saindo do papel e sendo entregues é a realização de um compromisso com a inclusão. Agradeço imensamente ao nosso governador Ratinho Júnior pela sensibilidade com a nossa causa e o compromisso com as pessoas com deficiência do Paraná”, destaca o deputado Bazana.

Escolas já entregues

Com a inauguração de Altamira do Paraná, o programa alcança a marca de quatro unidades concluídas, sendo três já inauguradas:

Nova Laranjeiras – primeira escola entregue dentro do projeto;

Flor da Serra do Sul – segunda unidade inaugurada;

Douradina – terceira escola entregue à comunidade;

Altamira do Paraná – quarta unidade pronta e que será inaugurada nesta sexta-feira.

Cada uma dessas estruturas foi planejada para atender com qualidade e acessibilidade os alunos da educação especial, fortalecendo o trabalho das APAEs e ampliando a rede de atendimento no Estado.

Obras em andamento e novas etapas

Além das quatro unidades concluídas, o programa segue em plena expansão em diversas regiões do Estado.

Atualmente, sete escolas estão em obras nos municípios de Piên, Guamiranga, Nossa Senhora das Graças, Prado Ferreira, Boa Vista da Aparecida, Ariranha do Ivaí e Santo Inácio, com estruturas já em execução e avançando para atender alunos da educação especial.

Outras sete unidades estão em fase de licitação, nos municípios de Cambira, Rio Branco do Ivaí, Capitão Leônidas Marques, Kaloré, Tunas do Paraná, Alto Paraíso e Roncador, etapas que antecedem o início das construções.

Além disso, seis escolas avançam na fase de documentação, nos municípios de Nova Londrina, Guaraniaçu, Catanduvas, São Tomé, Cantagalo e Rio Bonito do Iguaçu, preparando-se para as próximas fases do projeto.

Com unidades já entregues, obras em andamento e novas frentes avançando, o programa se consolida como a maior iniciativa de construção de escolas de educação especial da história do Paraná, ampliando o atendimento às pessoas com deficiência e fortalecendo a rede das APAEs em todo o Estado.

Compromisso com a inclusão

Reconhecido como um dos principais defensores das APAEs e coirmãs no Paraná, o deputado Bazana tem atuado diretamente na articulação de recursos, no acompanhamento dos projetos e na defesa permanente da educação especial.

Para ele, a inauguração de cada nova escola representa mais que uma obra concluída: simboliza respeito às pessoas com deficiência e às suas famílias.

“A inclusão precisa ser tratada como prioridade. Essas escolas garantem dignidade, acolhimento e oportunidades para centenas de alunos. É um trabalho que me orgulha muito e que ainda terá muitos capítulos pela frente”, afirma.

A inauguração da nova APAE de Altamira do Paraná marca mais um passo desse projeto inédito, que já se consolida como a maior iniciativa de construção de escolas de educação especial da história do Paraná.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Geral Há 3 horas

Verão Maior Paraná gera movimentação de R$ 686 milhões no comércio do Litoral

Os dados referem-se aos valores presentes nas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e), principal documento utilizado em transações com o consumidor final, como em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos do varejo.

Foto: Divulgação/ Denise Milan
Arte Há 3 horas

Arte ao ar livre: MON leva exposição inédita para o Parque Estadual de Vila Velha

O “MON sem Paredes – Vila Velha” tem curadoria de Marc Pottier e conceito de Fernando Canalli. Os artistas participantes são: Gustavo Utrabo, Tom Lisboa, Kulykirida Menihaku, Sonia Dias, Denise Milan e Alexandre Vogler. A inauguração será em 25 de fevereiro, às 15h.

Foto: Sanepar
Meio Ambiente Há 3 horas

Educação ambiental itinerante: Estação Sanepar percorre o Paraná na volta às aulas

Em dois anos, o projeto deve abranger em torno de 230 mil estudantes em 185 municípios paranaenses. Somente neste mês, a Sanepar estima alcançar mais de 9 mil alunos em 33 escolas da rede pública de ensino em dez municípios.

Foto: Ari Dias/AEN
Emprego Há 4 horas

Vagas pós-Carnaval: Paraná tem 25,5 mil oportunidades de emprego em todas as regiões

As oportunidades contemplam diferentes níveis de escolaridade e perfis profissionais, com destaque para funções ligadas à indústria, comércio, serviços e agronegócio. Entre os cargos com maior número de vagas estão alimentador de linha de produção (6.693), abatedor (1.418), operador de caixa (1.049) e magarefe (858).

Foto: Luísa Berg
Embrapa Há 11 horas

Produção recorde e preços em queda: perspectivas para o mercado de leite em 2026

O mercado global de lácteos inicia o ano com oferta elevada, impulsionado por aumentos oferecidos nos principais produtores mundiais

Lenium - Criar site de notícias