Quinta, 19 de Fevereiro de 2026
21°C 34°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Moradia digna completa 10 anos em Campo Mourão: Conjunto Habitacional Fortunato Perdoncini é marco de transformação social

Zeca Dirceu relembra uma década do empreendimento que mudou a realidade de centenas de famílias

Por: Redação Fonte: Assessoria/Zeca Dirceu
19/02/2026 às 17h23
Moradia digna completa 10 anos em Campo Mourão: Conjunto Habitacional Fortunato Perdoncini é marco de transformação social
(Fotos de Arquivo/Assessoria)

 

Campo Mourão celebra neste mês de fevereiro uma década de uma conquista estruturante que mudou a realidade do município e da região: os 10 anos do Conjunto Habitacional Fortunato Perdoncini. Resultado direto de políticas públicas federais e de articulações institucionais lideradas pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), o projeto representa um avanço concreto na área de habitação e desenvolvimento regional. “Quando o investimento público chega com planejamento e compromisso social, ele transforma vidas e garante dignidade para quem mais precisa", disse Zeca.

Moradia digna que criou um novo bairro

Inaugurado em 3 de fevereiro de 2016, o Conjunto Habitacional Fortunato Perdoncini é um dos maiores investimentos em habitação popular já realizados em Campo Mourão. Viabilizado por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, o empreendimento garantiu moradia digna a centenas de famílias e consolidou um novo bairro planejado.

Com 824 moradias, o conjunto foi concebido com infraestrutura completa e serviços públicos essenciais desde sua implantação, incluindo Unidade Básica de Saúde e Super Creche. As casas, com 41,77 m², são adaptáveis, parte delas acessível a cadeirantes, reforçando o compromisso com inclusão social. O bairro conta ainda com pavimentação, drenagem pluvial, iluminação pública, calçadas acessíveis e galpão comunitário.

A obra atendeu a uma demanda histórica do município e contou com a atuação decisiva do deputado Zeca Dirceu na articulação junto ao governo federal para garantir o investimento.

"Um momento que nunca vou esquecer"

A ex-prefeita Regina Dubay, que administrava o município na época da entrega das chaves, relembra com emoção aquele dia. "Foram 854 casas, o maior conjunto construído aqui em Campo Mourão pelo Minha Casa Minha Vida. Eram casas lindas, com toda infraestrutura: asfalto na frente, super creche, posto de saúde, quadra de esportes. Tudo o que uma família precisa para viver com dignidade, com felicidade e com segurança".

Regina destaca que as prestações variavam de R$ 28 a R$ 54 e que, posteriormente, uma nova lei do governo federal quitou os imóveis. "Quem foi contemplado já não paga mais. É um sonho realizado", afirmou.

A ex-prefeita lembra da emoção das famílias no dia da inauguração. "No mesmo momento em que entregávamos as chaves, as famílias já estavam com caminhonetes e carros esperando nas ruas para, ao pegar a chave, começar a entrar na casa própria. Ver a alegria delas abrindo a porta e realizando o sonho da casa digna foi o momento mais gratificante de toda a minha carreira política. Agradeço ao deputado Zeca Dirceu, que sempre esteve ao lado desses projetos em Brasília, lutando para viabilizar esse bairro e tantos outros para Campo Mourão".

Investimentos que transformam vidas e projetam o futuro

“Uma década depois, o Fortunato Perdoncini consolida-se como exemplo de política pública bem-sucedida, com impactos diretos na qualidade de vida da população”, afirmou Zeca Dirceu.

O conjunto habitacional garantiu segurança e dignidade a centenas de famílias, impulsionando o desenvolvimento regional.

“A iniciativa simboliza o poder do investimento público aliado à articulação política eficiente, transformando demandas históricas em conquistas reais e construindo um futuro mais justo para Campo Mourão e todo o Centro-Oeste paranaense”, completou o deputado da região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias