
A Câmara dos Deputados marcou presença na maior feira do agronegócio da América Latina, o Show Rural Coopavel, realizado na última semana em Cascavel, Paraná.
O deputado federal Elton Welter (PT-PR) foi designado pelo presidente Hugo Mota (REP-PB) para representar a instituição. Logo na abertura do evento, na segunda-feira (9), o deputado paranaense celebrou a inauguração do novo pavilhão da agricultura familiar, que ampliou a área de exposição dos pequenos agricultores para 1,4 mil metros quadrados. “É uma vitrine do que se produz no Paraná, principalmente aqui na Região Oeste, agregando valor à nossa proteína animal, na suinocultura, na produção de leite e em outros produtos que impulsionam os trabalhadores do campo. É uma forma de garantir que a tecnologia de ponta alcance quem realmente coloca a comida na nossa mesa”, afirma Welter.
A ampliação foi possível graças ao aporte de R$ 1,7 milhão da Itaipu Binacional, viabilizado em parceria com a Coopavel, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).
A inauguração também contou com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e da secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, representando o ministro Paulo Teixeira.
O evento seguiu durante toda a semana (dias 10, 11, 12 e 13), com o deputado visitando estandes e conversando com produtores familiares sobre projetos e demandas do setor. “Foi uma oportunidade incrível para ouvirmos o que os nossos produtores almejam, do que mais precisam e, a partir daí, pensarmos em quais formas nós, enquanto representantes da Câmara dos Deputados, em forte parceria com o Governo Federal, podemos ajudar. Visitamos dezenas de estandes, conversamos com muitos trabalhadores que vieram nas caravanas da FETAEP de diversas regiões do Paraná e reafirmamos o nosso compromisso com a agricultura familiar e com os trabalhadores do campo”, relata o deputado.
FUNDO NACIONAL DO LEITE
Durante o Show Rural 2026, o deputado Elton Welter conversou com centenas de produtores de leite sobre as dificuldades do setor, devido à instabilidade dos preços do produto, atualmente baseados em fatores externos, como o valor do dólar e as importações. Como resposta à crise, o deputado apresentou o Projeto de Lei nº 461/2026, que institui o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Cadeia do Leite. “O nosso agricultor precisa de mais segurança para seguir produzindo, com a garantia de renda justa, e esse projeto vem para isso: garantir estabilidade nos preços pagos aos nossos produtores e oferecer melhores condições econômicas a toda a cadeia produtiva do leite”, afirma.
Para viabilizar o Fundo do Leite, o projeto prevê que parte dos recursos arrecadados pelo país com a importação de produtos lácteos seja revertida em investimentos diretos no setor produtivo nacional. O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

